Pão integral com linhaça

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de farinha de linhaça

2 xícaras (chá) de água morna

2 tabletes de fermento fresco para pão

2 colheres (sopa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) mel

3 colheres (sopa) de óleo de canola

1/2 de xícara (chá) de gergelim

1 colher (sopa) de sal grosso

1 ovo

Modo de preparo:

1. Numa tigela grande misture bem as farinhas e o sal. Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture para dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que uma camada de espuma tenha se formado.

2. Misture o fermento com as farinhas, usando as mãos, até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano e deixe repousar por cerca de 1 hora e 20 minutos, até que a massa tenha dobrado de tamanho.

3. Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e com um pouco de farinha sove cada uma por 5 minutos.

4. Faça uma bola com cada massa e enrole de modo que fique retangular. Coloque numa assadeira de 40 cm untada com óleo. Lembre-se que a massa irá crescer e, por isso, é necessário espaço entre elas. Bata o ovo e pincele nos pães. Cubra com uma generosa camada de gergelim e com um pouco do sal grosso. Deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno.

5. Pre aqueça o forno em temperatura média (180gºC). Faça dois cortes paralelos na superfície dos pães, no sentido do comprimento e asse por 1 hora. Para ver se está cozido, retire o po da assadeira e bata no fundo com os dedos, você deve ouvir um som oco. Transfira para uma grelha ou tábua para esfriar.

Receitas

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria