Monte sua Horta em casa

A nutrição é fundamentada nas funções que os nutrientes exercem em nosso organismo. Todo benefício destes nutrientes contidos nos alimentos, que são as proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fitoquímicos, dependem de alguns fatores para que haja um verdadeiro benefício..

Para termos o benefício de uma boa nutrição, dependemos primeiramente, da nossa atitude mental de querer consumir um determinado alimento, para isto, precisamos ter uma atitude motora de pegar este alimento e leva-lo até a boca, fazer com que este alimento submeta-se à mecânica da mastigação para ser fisiologicamente transportado, digerido, absorvido e excretado.

Para tanto, são necessárias reações bioquímicas adequadas para quebrar, absorver e carrear todos os nutrientes contidos nele para as células e tecidos do nosso corpo. Só assim, poderemos então desfrutar dos benefícios desses nutrientes que são necessários à vida, e assim buscar o nosso equilíbrio dinâmico denominado homeostase.

Desta forma, a escolha dos alimentos que ingerimos, exerce papel importante na nossa saúde. Independente da forma de cocção (que também deve ser adequada), é mais benéfico à saúde, que os alimentos que ingerirmos sejam isentos de produtos químicos como agrotóxicos e conservantes, que são apontados por inúmeras pesquisas científicas como causadores de doenças.

Sabemos que o hábito de se alimentar de forma saudável não é uma tarefa fácil nos dias atuais em função da praticidade e correria do dia-a-dia. Porém, podemos ser criativos e econômicos criando alguns hábitos que só vão refletir em saúde, bem estar, lazer e economia no bolso se seguirmos algumas dicas de produção caseira.

Então, boa sorte e mãos à obra!

Como fazer uma horta orgânica em casa

Se você tem um cantinho no quintal ou na varanda do apartamento que pegue sol pelo menos algumas horas do dia, você pode cultivar seus alimentos de forma orgânica, na sua própria casa. O espaço para a horta orgânica, pode ser em um canteiro no jardim, no quintal, em vasos ou jardineiras.

No plantio de sementes: abra pequenos sulcos nas linhas, com a profundidade desejada, colocando as sementes com cuidado. Lembre-se que nem todas as sementes germinam, por isso, recomenda-se colocar sempre um pouco a mais de sementes. O excesso de plantas será retirado no desbaste, como veremos a seguir. Cubra as sementes com terra fina ou serragem, evite cobrir com torrões de terra, que podem impedir a emergência da planta.

No plantio de mudas: (salsa, cebolinha, manjerona), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo. Para hortaliças é possível usar mudas também ou plantar a partir de sementes, neste caso, siga as instruções da embalagem. Quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates. O composto orgânico deve ser feito com restos de vegetais (cascas de legumes e frutas, pequenos galhos, folhas ou grama cortada). Se não tiver como fazer o composto em casa, é possível adquirir pronto, em lojas de produtos agropecuários.

Como plantar:

Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro). Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão. No caso de sementes, misturá-las com areia e espalhar com a mão sobre os sulcos do canteiro da maneira mais uniforme possível. Regar em seguida e pelo menos uma vez ao dia. Se for uma região quente, deve-se regar duas vezes ao dia até as mudas emergirem. Atenção: Deve-se usar sempre composto orgânico e húmus na adubação da horta. No caso de ataque de pragas, usar apenas receitas naturais para combatê-las.

Cultivar hortaliças em vasos ou jardineiras:

Passo 1: Encha um terço do vaso ou jardineira com pedriscos ou argila expandida para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para drenagem no fundo.

Passo 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de húmus, enchendo quase até a borda do vaso.

Passo 3: Espalhe um pouco de areia.

Para cultivar hortaliças em canteiros:

Passo 1: Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa.
Passo 2: Misturar composto orgânico na terra já bem revolvida e fofa.
Passo 3: Usar uma ferramenta chamada ancinho, para alisar os canteiros e dar forma arredondada.
Passo 4: Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno.
Passo 5: A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m.

Cuidados:

Sementes: Quando for comprar as sementes, é preciso verificar a procedência, espécie , validade e variedade com cuidado. Cada tipo de semente deve ser semeada de acordo com a melhor época da plantio.

Os inseticidas:

Os inseticidas químicos não devem ser usados na horta, pois estes podem trazer problemas para a saúde.

Água:

Para terminar a semeadura, a rega é altamente recomendável, sempre que possível. Mas lembrem-se, nos primeiros dias devemos regar bem, mas com uma lâmina bem fina de água, nunca jogando jatos de água. Esse cuidado torna as regas dos primeiros dias bem mais demoradas, mas essa demora compensa pelo resultado.

Desbaste:

O importante do desbaste é arrancar as plantas certas e que a maioria das plantas estejam espaçadas umas das outras, na distância recomendada. Essa etapa depende muito do bom senso de quem faz. É claro, damos preferência em manter as plantas que estão mais fortes.

Remédios:

Sempre que aplicar remédios caseiros nos canteiros de hortaliças, espere pelo menos 5 (cinco) dias para comê-las.

Rotação de Cultura:

Após cada colheita, você deve alternar, no canteiro, o plantio de verduras de folhas por tubérculos, que são as hortaliças que dão batata debaixo da terra. Isto quer dizer que, no mesmo canteiro onde você plantou couve, pode plantar, por exemplo, a beterraba. A alface pode substituída pela cenoura; o repolho por rabanete e assim por diante, de acordo com a sua preferência.

Época das hortaliças:

Tubérculos e raízes
  Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Batata
Batata-doce          
Beterraba              
Cenoura          
Mandioca          
Mandioquinha      
Nabo  
Rabanete        
Folhas e talos
  Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Acelga              
Agrião                
Alface
Almeirão            
Couve          
Escarola                  
Espinafre            
Repolho        
Flores
  Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Alcachofra                  
Brócolis            
Couve-flor            
Vegetais com polpa e semente
  Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Abobrinha      
Abóbora
Berinjela    
Chuchu        
Ervilha              
Jiló              
Milho-verde              
Pepino              
Pimentão        
Quiabo              
Tomate                  
Vagem              
Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria