Noque de grão de bico

Ingredientes:

1 xícara (chá) de grão-de-bico

1 ovo

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de manteiga, derretida

2 colheres (sopa) de azeite

Sal

Modo de preparo:

1. Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Numa panela grande cozinhe o grão-de-bico com 2 litros de água por 1 hora. Escorra a água e bata os grãos cozidos no liquidificador ou processador de alimentos até formar uma pasta.

2. Numa tigela misture a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga derretida, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até formar uma pasta homogênea.

3. Numa superfície lisa faça rolos com 2 cm de diâmetro e corte nhoques de 1 cm.

4. Numa panela grande leve 3 L de água com uma colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver coloque 10 nhoques para cozinhar. Assim que começarem a boiar retire com uma escumadeira e coloque-os numa tigela com uma xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Para o molho:

Ingredientes:

400 g de tomate pelado (1 lata)

3 tomates maduros

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco

1 dente de alho

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino moída

Modo de preparo:

1. Faça o pré-preparo: bata no liquidificador o tomate pelado, pique o alho, tire a pele dos tomates (veja aqui a dica da Rita) e corte-os em cubinhos. Reserve.

2. Numa panela média, aqueça o azeite e a manteiga em fogo médio. Doure o alho picado e 2 colheres (sopa) de manjericão fresco por 1 minuto. Acrescente o tomate batido, os cubos de tomate e tempere com o açúcar, sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada por 10 minutos.

3. Na hora de servir junte os nhoques cozidos no molho quente, leve ao fogo baixo, espere levantar fervura e desligue. Divida o nhoque entre 4 pratos e decore com folhas de manjericão fresco. Sirva imediatamente.

Receitas

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria