Alimentos leves para o ver

Chegou a hora de deixar os alimentos pesados de lado e encher a geladeira com frutas da estação, legumes e verduras. Tudo bem, não é preciso restringir sua alimentação a folhas verdes, mas será preciso deixar um pouco das gorduras de lado para facilitar a digestão e garantir mais energia.

Além de cuidar da saúude, quem apostar nessa idéia pode exibir um corpo mais enxuto em plena estação das roupas mínimas. E como saúde e beleza se completam, a ordem á recusar o quanto antes as comidas pesadas, com uma feijoada completa.

A nutricionista Ana Paula Souza recomenda para os dias mais quentes a ingestão de sucos feitos com mix de frutas da estação. "Uma boa opção é o sucesso de abacaxi com hortelá, que é muito refrescante", sugere Ana Paula.

Optar por carnes magras também é uma regra que deve ser seguida. Assim como diminuir o consumo da carne bovina durante o verão. Ainda assim, a melhor opção são as as carnes grelhadas, nunca fritas (bem mais calóricas).

Para grelhar, Ana Paula dia que deve ser usado o mínimo de azeite para não deixar que a carne seja frita e apenas cozida.

Para acompanhar a carne, o prato deve ter muita salada. Rúcula e tomate são boas opções. E ainda arroz parbolizado e feijão. "Esse é o prato básico", comenta a nutricionista.

Já quem prefere uma massa, deve deixar o arroz de lado. A massa também deve ser acompanhada de muita salada. O molho pode ser vermelho, a base de tomates. Molhos brancos, creme de leite e queijos devem ser deixados para os dias mais frios. Outro alimento que deve esperar o próximo inverno é o bacalhau. Mas se preparado de maneira mais leve, o bacalhau pode passar a ser um item do cardápio de verão.

Refogados também são típicos de inverno. Então a melhor maneira de prepara os legumes para a salada é cozinhá-los. Depois  só deixar esfriar e preparar como de costume. O molho da salada também merece uma cuidado especial, de acordo com Ana Paula. Saem de cena molhos pesados, a base de maionese, por exemplo, e entram os menos gordurosos, é base de mostarda ou o conhecido vinagrete.

A nutricionista lembra ainda que é prioridade beber muita água para hidratar o organismo. A média é 35 ml para cada quilograma de peso. E quem prática atividades esportivas deve consumir ainda mais. Uma das vantagens é que com o calor, o apetite diminui e ninguém irá passar fome só porque deixou de consumir gorduras extras. E para sobremesa, que tal trocar o calórica bomba de chocolates, por um saboroso sorvete de frutas Diet, de preferéncia...

Dicas para uma alimentação leve:

- Nas refeições principais, incremente as saladas, fontes de vitaminas e minerais, com queijos, frios magros e frutas picadas.

- Prefira as carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contém menos gordura e são mais fáceis de ser digeridas.

- Também inclua no cardápio carboidratos, que promovem saciedade e são ricos em vitaminas do complexo B e energia.

- O café da manhã deve ser mais reforçado que o jantar, pois o gasto energético durante o dia é maior que é noite. Pode ser composto por suco de frutas, pães integrais, cereais matinais, queijo branco e geléia.

- Entre as refeições principais, faça um lanche com iogurte gelado, barra de cereais ou biscoitos integrais. As frutas e o sorvete de frutas também são boas alternativas, pois possuem poucas calorias e são refrescantes.

- Faça de quatro a seis refeições por dia. Este hábito ajuda a regular as funções do organismo e manter o peso corporal.

www.odiariomaringa.com.br

Agenda

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria