Vontade Louca de comer chocolate

a semana que antecede a menstruação, muitas mulheres sofrem alterações metabólicas que podem gerar mudanças de comportamento. Há quem passe, por exemplo, a ingerir certos alimentos, como chocolates e doces em geral, de forma exagerada. Portanto, em sua avaliação, o nutricionista deve levar em conta a fase do ciclo menstrual em que sua paciente se encontra, pois a compulsõeo alimentar que ela apresenta quando está para ficar menstruada pode não se repetir no resto do més. E mulheres que só abusam dos doces no período pré-menstrual precisam de orientações nutricionais bem diferentes daquelas oferecidas para pacientes que sempre comem demais.

Esse alerta foi feito por Helena Alves de Carvalho Sampaio, do Departamento de Ciéncias da Nutrição da Universidade Estadual do Ceará. Em artigo publicado na edição de setembro a dezembro de 2002 da Revista de Nutrição, Helena comenta os resultados de pesquisas recentes que mostram como o ciclo menstrual afeta o comportamento alimentar. "Um dos aspectos citados na literatura é a flutuação de peso durante o ciclo menstrual. Uma das causas dessa variação pode ser o aumento da ingestão energética devido á elevaço do apetite provocada pela oscilação hormonal", afirma a pesquisadora no artigo.

O balanço hormonal na semana anterior menstruação está associado ao aumento do apetite, ao maior consumo de alimentos energéticos, é retençao de líquidos pelo organismo e ao ganho de peso. Mas não só isso o que acontece quando a mulher está para ficar menstruada. "Existe uma ampla variações de sintomas associados ao ciclo menstrual", diz Helena no artigo. A maioria das mulheres não é gravemente afetada pelas alterações fisiológicas ocorridas durante o ciclo menstrual. Porém, se essas mudanças produzem efeitos tão desconfortáveis que chegam a atrapalhar a realização de atividades cotidianas, é porque a paciente tem síndrome pré-menstrual, problema popularmente chamado de tensão pré-menstrual (TPM). Irritabilidade, depressão, choro, insónia, fadiga, acne, problemas intestinais, dificuldade de concentração e menor rendimento nos estudos e no trabalho são alguns dos problemas enfrentados por quem sofre de TPM.

São raras as pacientes que manifestam todos os aspectos desta síndrome, mas a maioria das mulheres apresentam pelo menos um de seus sintomas. A compulsão alimentar, por exemplo, embora mais acentuada em pacientes com TPM, pode atingir qualquer mulher que está para ficar menstruada.

Em média, as alteraçes metabólicas durante o ciclo menstrual não tém significáncia estatística. Porém, no atendimento individualizado, possível encontrar algumas pacientes cujas mudanças de peso e de comportamento alimentar ocorridas na semana anterior é menstrução requerem a atenção do nutricionista. Por isso, o nutricionista apontará os procedimentos que cada mulher, especificamente, deverá seguir para lidar com eventuais compulsóes alimentares surgidas nessa etapa do ciclo menstrual.

Fonte: Agência Notisa