Repositor Hidroeletrolítico à base de sucos: opção saudável

As bebidas que tem como objetivo uma rápida hidratação e a reposição de eletrolítos perdidos através do suor na prática de atividades físicas tem sido chamadas de "isotônicos". Pela legislação brasileira, estes são denominados repositores hidroeletrolíticos e classificados como alimentos para praticantes de atividade física. Devem ser formulados a partir de sais de sódio e cloretos associados a carboidratos, pois é a perda destas substâncias a causa da fadiga em exercícios prolongados. Opcionalmente, estes produtos podem conter potássio, vitaminas e outros minerais.

Essas bebidas são importantes para os atletas e pessoas ativas, que praticam exercícios por mais de uma hora, principalmente em climas quentes e úmidos, possibilitando um melhor rendimento em seu desempenho e prevenindo a desidratação.

O mercado dos produtos ditos "isotônicos" tem se mostrado tão promissor que diversas marcas tem surgido utilizando esse apelo de marketing, a isotonicidade. A propaganda visa conquistar tanto os consumidores para os quais essa bebida foi desenvolvida, quanto aqueles que poderiam estar ingerindo água engarrafada, sucos, refrescos e refrigerantes, apresentando-se como mais uma alternativa disponível no comércio de bebidas em geral. Entretanto, é importante ressaltar que, pelo seu conteúdo em sódio, esse tipo de bebida deve ser consumida apenas em situações de sudorese intensa.

É necessário alertar, também, para a divulgação equivocada do conceito de "isotônico". Os fluidos isotônicos devem apresentar uma osmolalidade equivalente á do plasma sanguíneo, isto é, o mesmo número de partículas osmoticamente ativas que este. Essas partículas são sais, açúcares e outros compostos presentes na solução. Os líquidos isotônicos são mais rapidamente absorvidos pelo organismo. Muitos produtos com esse apelo repõem água, eletrólitos e carboidratos, mas não são isotônicos e, ainda assim, até determinada faixa de osmolalidade, são bebidas adequadas ao fim a que se destinam.

Um cuidado importante que o consumidor deve tomar ao escolher um produto deste tipo é que sua concentração de carboidratos esteja na faixa de 4% a 8%. Bebidas com teores acima desta faixa podem aumentar o risco de desidratação, pois são muito hipertônicas para a situação específica em que se demanda uma rápida absorção de água.

Como os "isotônicos" são produtos associados ao esporte e a uma vida saudável, a utilização de sucos de frutas naturais como base para a formulação dos mesmos torna-se uma alternativa atraente para o consumidor. Neste sentido, é ainda interessante a utilização de processos de conservação do produto que contribuam para a manutenção das características originais das frutas, tanto em termos nutricionais quanto sensoriais.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Unicamp, vem desenvolvendo pesquisas para obtenção de um repositor hidroeletrolítico á base de sucos de frutas naturais, utilizando a tecnologia de microfiltração, tanto para a clarificação quanto para a estabilização físico-química e microbiológica do produto.

Um produto formulado a partir de duas frutas tropicais, a acerola e o caju, e água, ao qual foram adicionados açúcar e sais minerais, foi microfiltrado e envasado em garrafas de PET e de vidro, sendo mantido em geladeira (4oC) por um período de 90 dias.

A formulação foi definida com base em testes sensoriais e nos padrões recomendados pela literatura especializada para repositores hidroeletrolíticos.

O produto obtido apresenta boa estabilidade físico-química e microbiológica, nos dois tipos de embalagens testadas. As características do produto como pH, teor de sólidos solúveis e turbidez mantém-se constantes durante o período do armazenamento.

Assim, tem-se um repositor hidroeletrolítico natural, á base de acerola e caju, que, além de fornecer os sais e carboidratos necessários á hidratação de praticantes de atividades físicas, é fonte de vitamina C, apresentando teores deste nutriente da ordem de 300 mg/100g.

Virgínia Matta (vmatta@ctaa.embrapa.br), Daisy Wolkoff, Roberto Moretti

Embrapa Agroind/stria de Alimentos, UERJ/INU - UNICAMP/FEA, /UNICAMP/FEA









Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria