Chocolate: vantagens e desvantagens do seu consumo

Chocolate: Vantagens e desvantagens do seu consumo

O chocolate é considerado um vilão quando relacionado a manutenção do peso, mas é um alimento nutritivo rico em vitaminas A,B,C,D e E, sais minerais e substâncias como os flavonóides que estão presentes no cacau e que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

Os flavonóides são encontrados também em vários tipos de frutas, mas apresenta capacidade anti-oxidante três vezes maior que a do alho e dos morangos. O chocolate ideal para o consumo seria o meio amargo na quantidade de 50g/dia, pois o ao leite e o branco contém maior teor de gorduras saturadas. Entretanto, quando consumido em excesso, pode ocasionar alguns desconfortos gastrointestinais como alergias e diarréias. Além disso, ele contém algumas substâncias que causam dependência como a teobromina, a cafeína e a feniletiamina, que fazem aumentar a necessidade do consumo de chocolate ou provocar sintomas depressivos quando se fica muito tempo sem consumi-lo. Geralmente, isto ocorre com indivíduos angustiados ou ansiosos, o que acaba levando a uma dependência por chocolate e ao aumento indesejado de peso.

Desta forma, O consumo de chocolate, não precisa ser restringido, pois, quando consumido de forma moderada trás vários benefícios à saúde. Nesta época da Páscoa por exemplo, há muitas variedades de chocolates que diferem em formas a sabores, e quando consumidos de forma adequada, estabilizam neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, e favorecem a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem sensação de bem estar.


Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria