A importÂncia do manejo dietético para atletas de futebol

Os estudos científicos vêm demonstrando que o desempenho e a saúde de atletas podem ser beneficiadas com a modificação dietética. A demanda energética dos treinamentos e competições requer que os jogadores consumam uma dieta balanceada, particularmente rica em carboidratos. Sendo que a grande maioria dos autores sugere um consumo de 60-70% das calorias totais  e que sejam provenientes dos carboidratos (CHO) para manutenção/recuperação dos estoques de glicogênio em atletas de futebol.

As necessidades protêicas de um atleta de futebol são maiores do que as de um indivíduo sedentário, aproximadamente de 1,4-1,7 g por kg de peso. Já para os lipídios têm prevalecido a mesma recomendação nutricional destinada à população em geral (30%), portanto, as mesmas proporções de ácidos graxos essenciais, que são: 10% de saturados, 10% de polinsaturados e 10% de monoinsaturados. Assim, uma correta orientação nutricional é de suma importância, para o melhor rendimento dos atletas do futebol.

Autor:

Dra. Regina Lúcia Martins Fagundes

Doutora em Fisiologia da Universite Paul Sabatier / Toulouse/França; Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina / Florianópolis/SC

 

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria