Ataques a geladeira e aversões na gestação

Ataques a geladeira e aversões a certos tipos de alimentos fazem parte de nossa vida, mas este tipo de comportamento parece se intensificar durante o periodo de gestação de mulher. Se sua dieta é composta de uma grande variedade de alimentos, uma aversão momentanea não vai causar deficiencia de nutrientes. Mas se voce desenvolver bruscamente uma aversão pelo alimento que a sua maior fonte de nutrientes, esteja certa de substitui-lo por outro equivalente. Um exemplo muito comum em mulheres gravidas, é a aversão a carne vermelha que pode ser substituida por outros alimentos ricos em proteinas e ferro como peixe, queijo, tofu e vegetais.

Enquanto as aversòes aos alimentos são dificeis de explicar, os ataques a geladeira já podem ser melhor entendidos. Geralmente esses ataques não são pelo alimento em si, mas sim pelo o que ele contém e o efeito que ele tem sobre o nosso corpo. Este tipo de comportamento tambem pode ser resultado de uma dieta desbalanceada e caso fuja do controle pode acabar causando problemas mais sérios. Um exemplo disto, é a dieta com excesso de chocolates e doces, que pode acabar baixando seu nivel imunológico. Esta é apenas uma razão pela qual voce deve tentar ententer e controlar sua compulsão com a comida.

Um motivo comum que leva voce a comer desesperadamente um certo tipo de alimento, é a mudança drastica de dieta, que acaba fazendo com que voce procure determinados alimentos que ja não fazem mais parte de seu cardápio. Por exemplo, se voce muda  sua dieta rica em produtos industrializados e gordurosos por uma dieta baseada em verduras e legumes crus, o corpo inicia um processo de eliminação de toxinas juntamente com a chamada "memoria quimica" destes alimentos. O corpo pode interpretar esta "memoria" quimica como uma necessidade, embora esta não seja uma compulsão verdadeira a este alimento. É por este motivo que as vezes aquilo que voce estava desesperada para comer, acaba não trazendo a satisfação esperada.

Outros motivos, podem ser os vicios e alergias que produzem sintomas psicologicos e fisiologicos que são temporariamente aliviados quando voce come aquele alimento tão desejado, mas que na verdade não cura o problema em si.

Uma outra razào muito comum, é um problema criado pelas dietas modernas. A agitação do mundo moderno, faz com que voce tenha uma grave tendencia é comer salgadinhos, sanduiches gordurosos, e doces fora de hora. Assim, sua dieta acaba tendo grandes niveis de um único tipo de alimento que quase sempre é constituida na sua maioria, por carboidratos. Já que a tendencia natural do organismo é buscar o equilibrio, a compulsão por um determinado alimento pode ser vista como uma tentativa do seu corpo de restaurar este equilíbrio. Em particular, uma compulsão por gorduras e doces em conjunto, presentes em sorvetes e bolos pode ser um sinal que você está com deficiência de proteínas. Assim, você que está grávida, fique de olho, já que a ingestão de proteÍnas é muito importante durante este período.

Seguindo o exemplo dado acima, aqui estão alguns tipos de compulsão tópicos e seus significados:

Leite- Fonte de calcio e aminoácidos. Se você não for alergica, pode beber a vontade.

Ovos- Cheios de proteína, selenium, aminoácidos e gordura (gema). A clara contém um tipo de gordura benéfica.

Maçã- Cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Caso você leve uma dieta rica em gorduras, seu corpo pode estar querendo a pectina contida na maçã, que ajuda é baixar o nÍvel de colesterol.

Queijo- Alumínio, fósforo e cálcio. Como alternativa coma mais brocolis, grãos, feijão, peixe, tofu e o leite de soja.

Azeitonas- Sódio- Na gravidez, você precisa de uma quantidade maior, mas tente controlar a ingestão de sal. Coma mais algas, vegetais, feijão preto, misso e ervas.

Banana- Potássio- Ele ajuda a manter o equilibrio e água no corpo e normaliza o batimento cardíaco.

Chocolate- Magnésio e Ferro- A compulsão por chocolate pode ter raízes emocionais e físicas. Quando você come chocolate, estimula a liberação quimica pelo cérebro da sensação de "bem estar" por todo o corpo. Este fator, combinado ao fato imediato de aumento de açucar pode ajudar você é se sentir melhor quando está deprimida ou cansada. Mas este período de bem estar é momentâneo. Cuidado com produtos infestados de aditivos e outros ingredientes sintéticos.

Fonte:jornalismo@planetanatural.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria