Antioxidantes Naturais

Eles ajudam a combater os radicais livres liberados pela prática da atividade física e evitam o envelhecimento precoce


Por Maurício Belfante

Para quem quer envelhecer mais lentamente, a melhor maneira é se livrando dos radicais livres com a ajuda dos antioxidantes. Com isso, aquele rosto jovial, da maneira que você sempre sonhou, pode ficar ainda mais próximo.

O antioxidante é um grande redutor de radicais livres, substâncias criadas pelo oxigênio a cada momento que a respiração ocorre. E para acabar com esses elementos, o antioxidante pega um radical do oxigênio e desfaz o que não é bem aproveitado pelo organismo.

Radical livre na corrida
A presença do radical livre é constante no nosso dia-a-dia e não pode ser evitada. Mas durante a corrida o aumento dele é significativo, como explica Priscila di Ciero, nutricionista esportiva.

“Quanto mais se corre, mais há a presença de radicais livres no corpo, pois a respiração está forte e a criação dele está a todo vapor. O aumento da frequência cardíaca e do pulmão são os sintomas da criação do radical livre”, diz Priscila.

Antioxidante e o envelhecimento precoce
Como já foi dito, o antioxidante ajuda a combater o envelhecimento precoce. Ana Paula de Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé, analisa.

“O excesso de radicais livres causam o envelhecimento precoce. Se ele for combatido com a ajuda dos antioxidantes, nosso organismo não irá acumulá-lo, trazendo vários benefícios além de retardar o envelhecimento, como o combate de doenças”, explica.

Alimentos com antioxidante
Existem vários alimentos que são ricos em antioxidante, principalmente aqueles que reservam grandes quantidades de vitamina C, como frutas, vegetais e legumes.

“A principal fonte de vitamina C é a acerola, que pode ser consumida pelo suco, ou até mesmo ingerindo a fruta, sempre antes de correr. O mamão, vegetais verdes e escuros e castanha do Pará também são indicados”, diz Ana Paula, que ainda completa.

“As cápsulas de suplemento devem ser ingeridas após o treinamento, com a diminuição da frequência cardíaca. O açaí também é uma fonte de antioxidantes, mas pelo excesso de gordura encontrada na fruta, aconselha-se usufruí-lo após o treinamento, como a cápsula”.

Suco de laranja
Conhecido popularmente como a principal fonte de vitamina C, o suco de laranja não é recomendado para repor os antioxidantes, como explica Ana Paula.

“O suco de laranja não é recomendado pois não tem carga suficiente de vitaminas para ser um antioxidante. Além disso, a terra, a colheita, tudo influencia na fruta, que pode perder muita vitamina até seu processo de comercialização e preparo”.

Suplementos
Os suplementos têm a mesma função que os antioxidantes naturais, que é de acabar com os radicais livres. Não há diferença entre eles, apenas no consumo de uma quantidade específica.

“O suplemento e o antioxidante natural não tem nenhuma diferença. O único ponto a favor é para o suplemento, que pode ser ingerido com uma quantidade de vitamina já estabelecida. Já a os alimentos orgânicos podem ser afetados por causa do seu preparo e não ter a quantidade exigida pelo seu corpo”, finaliza Priscila.

Fonte: www.o2porminuto.com.br


Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria