Benefícios do Chocolate

Benefícios do Chocolate

A Páscoa é um momento de reflexão e de comemoração onde as famílias se reúnem para celebrar a ressurreição de Cristo e também presentear amigos e familiares com ovos de páscoa. Por isso, quando falamos em páscoa, sempre vem a mente o tão delicioso chocolate, e com isso a ansiedade do consumo (é páscoa, posso comer chocolate ou não posso comer porque estou de regime). Estes pensamentos geram uma ansiedade que não faz bem.
O chocolate, é um alimento que contém vitaminas A,B, C,E, D minerais como o ferro e fósforo, nutrientes antioxidantes como os flavonóides (no chocolate meio amargo) e dá uma sensação de prazer por conter percursores da serotonina que é o hormônio que é responsável pela sensação de bem estar. Porém, não podemos deixar de lembrar das calorias, açucares e gorduras contidos no chocolate, que geram ganho de peso quando consumido em excesso.
Portanto, como disse acima, “em excesso”, não há problemas em consumir um ovo de páscoa por uma vez ao ano, nem consumir pequenas quantidades de chocolate durante o ano. A dica é, na páscoa consumir apenas 1 ovo e de preferência doar os bombons e durante o ano consumir chocolate em pequenas quantidades. Se for o meio amargo que é o mais recomendado, que este tenha em sua composição o cacau acima de 60%, e que este consumo seja mais na época de TPM para as mulheres cerca de 20 e no máximo 50g/dia, e para os homens preferencialmente o meio amargo ( que auxilia na diminuição do colesterol ruim o LDL) e por 1 vez por mês consumir um chocolate da sua preferência.
Este consumo de chocolate, pode ser feito por qualquer pessoa, desde que seja neste equilíbrio e respeitando a individualidade, se for um individuo diabético por exemplo,o chocolate deverá ser diet.
O consumo do chocolate deve ser moderado porque o chocolate contém substâncias que podem causar dependência como a teobromina, a cafeína e a feniletiamina.
Então, na páscoa, consuma o chocolate da sua preferência sem medo da balança e durante o ano, procure seguir as dicas acima ou fale com sua nutricionista para fazer estratégias na diminuição da vontade de consumir excessos de chocolate e Feliz Páscoa!

Nutricionista Ana Paula de Souza


Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria