Onda de Calor faz maringaense consumir mais água

Sanepar
Sexta-feira
06.03.09

Onda de calor faz maringaense consumir
5 milhões de litros a mais de água por dia

Sanepar eleva produção diária de 73 milhões de litros para um pouco mais de 78 milhões

As altas temperaturas registradas nos cinco primeiros dias do mês de março aumentaram em cerca de 7% o consumo de água em Maringá. Nesta semana o maringaense consumiu, em média, 5 milhões de litros de água a mais por dia, se comparado com o mesmo período do ano passado. A média diária de distribuição passou de 73 milhões de litros para pouco mais de 78 milhões. O dia de maior consumo foi quinta-feira, quando foram distribuídos na cidade cerca de 83 milhões de litros de água.

A capacidade total do sistema de Maringá é de 90 milhões de litros por dia, mas a empresa esta preparada para ampliar a produção nos próximos anos. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Antônio Carlos Aredes Rosa, este aumento elevado da demanda é sazonal e não mudou a rotina da empresa. “Trabalhamos de forma planejada. Para isto usamos vários dados estatísticos que nos permitem acompanhar o consumo por hora, de acordo com as variações de temperatura. Assim, garantimos a distribuição de água para toda a cidade, uma melhor reservação e a manutenção da qualidade dos serviços”, salienta.

Todo este acompanhamento é realizado pela Central de Controle Operacional da Sanepar, em Maringá. Para o matemático e técnico da empresa, Francisco José Azevedo Freire, as informações estatísticas permitem ações operacionais mais eficientes e eficazes. “A partir do momento que se tem a informação antecipada do comportamento da distribuição para um dia e horário específicos, a empresa garante um controle operacional mais preciso. Isto reflete diretamente na produção, manutenção dos níveis dos reservatórios e na redução de custos”, explica.

Hidratação – Esses dias de calor exigem um cuidado ainda maior com a hidratação, principalmente de crianças e idosos. A baixa ingestão de água pode favorecer a desidratação do corpo. Para manter-se hidratado, a quantidade de água a ser consumida é de 35 mililitros por quilo. Ou seja, um indivíduo adulto que pesa 60 quilos precisa ingerir pouco mais de dois litros de água por dia. Em períodos de calor intenso, este consumo deve ser aumentado. Segundo a nutricionista Ana Paula de Souza, para manter uma boa hidratação as pessoas devem consumir água antes de sentir sede. “Quando a boca estiver seca ou ressecada é sinal de desidratação. Já a hidratação pode ser observada pela urina, que deve ser de cor clara e abundante”.

A ingestão de sucos e isotônicos também é importante, pois com o suor, além de líquido, se perdem muitos sais minerais. Outra dica passada pela nutricionista é evitar o consumo excessivo de chás, pois eles propiciam a desidratação. A alimentação também exige um cuidado especial. “Saladas e frutas, bem higienizadas, também são hidratantes e repõem as vitaminas e sais minerais perdidos com o calor e suor. Elas também garantem um bom funcionamento intestinal”, reforça a nutricionista.

Fonte: www.faculdadesmaringa.br/agecon/mostraa.php?id_web=368




Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria