Orientação para atletas

A orientação nutricional, é importante, desde a gestação e especialmente na infância, para que haja um crescimento saudável o que irá refletir-se na vida adulta.

Muitas doenças, como a obesidade e doenças associadas (diabetes, hipertensão, dislipidemias entre outras), têm sua origem na alimentação. Uma alimentação saudável associada à prática de atividade física, podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e para a prevenção de doenças.

Já a alimentação adequada, antes, durante e após a atividade física, tem-se mostrado eficaz para o melhor desempenho dos atletas, pois evita altos índices de oxidação e a quebra de proteínas musculares como fonte de energia, preservando a massa magra durante o esforço físico.

A nutrição esportiva, também auxilia na reposição de nutrientes essenciais tais como cálcio, ferro, selênio, vitamina A e C, que são exigidos em uma atividade física prolongada. Ela também orienta quanto às quantidades adequadas de ingestão de água, evitando a desidratação e a queda no desempenho.

A alimentação específica para cada esporte e a dieta individualizada para os diferentes treinos e horários, aumentam as reservas de glicogénio muscular e hepático, propiciando ao atleta uma melhor performance.

Ana Paula Souza


Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria