Mastigação e Saúde

Quando pensamos em boa alimentação, geralmente pensamos no óbvio, o tipo de alimento que ingerimos. Os benefécios que os alimentos possuem, mais a qualidade e hora em que nos alimentamos reflete diretamente no nosso estado de saúde.

Um outro fator que devemos ressaltar é sem dúvida a "maquina" que tritura estes alimentos, o sistema que integra dentes, gengiva, língua e músculos da mastigação. Esse sistema garante a pré-digestão dos alimentos.

Vejamos como exemplo pessoas usuárias de dentadura ou alguma prótese móvel, eles não sentem firmeza ao cortar e triturar os alimentos. Assim a preferência será por alimentos gordurosos e farináceos como macarrão, doces cremosos, pão, massas, etc., pois estes possuem uma consistência macia não exigindo grandes esforços. Isso também acontece com pessoas que possuem cáries, disfunções da articulação temporomandibular e dentes moles que ao mastigar podem sentir dor ou insegurança ao mastigar.

Os problemas de saúde que ocorrem pela preferência destes alimentos são causados pelo acúmulo de gordura abdominal resultando em doenças como diabetes, hipertensão arterial que poderá progredir para doenças cardíacas, e doenças vasculares. São complicações que fazem surgir estas doenças degenerativas que aceleram o processo de envelhecimento, originado de uma dieta errada não só pelo gosto, mas pela incapacidade de triturar carnes, verduras, etc.

A saúde bucal se torna tão importante quanto uma boa dieta prescrita pela nutricionista. Vários recursos estão disponíveis na odontologia para solucionar desconfortos, um grande avanço foram os implantes que devolvem a segurança e firmeza para uma boa alimentação. O profissional que contempla as expectativas do paciente seja qual for o tratamento odontológico empregado devolverá a auto estima `a esta pessoa tornado-a apta e motivada a frequentar seus círculos sociais e de atividade funcional melhorando a sua qualidade de vida.

Dr. Eduardo Kurihara Especialista em Odontogeriatria, consultor do Ministério da Saúde, Mestre em fisiologia oral (Unicamp), Doutorando em fisiologia Oral (Unicamp), Professor da UEM.



Email: ekurihara@pop.com.br




Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria