Saúde e Pirâmide de Alimentos

Saúde e a Pirâmide de Alimentos

O guia alimentar da Pirâmide foi desenvolvido pela universidade de Harvard e elaborado para ilustrar alimentos e servir de modelo para mudanças de hábitos alimentares mais saudáveis e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida para população em geral. Seguindo as determinações da Pirâmide, os alimentos situados na base devem ter prioridade nas refeições e serem consumidos em maiores proporções que os alimentos localizados acima dela, assim sucessivamente. Esta ordem, indica a quantidade de consumo dos alimentos conforme as necessidades nutricionais exigidas em uma dieta normal. Para se obter estes resultados e controlar o peso, a alimentação diária deve ser equilibrada e fracionada no mínimo 4 vezes ao dia.

A prática de atividade física, o consumo de água, frutas e verduras bem como o maior consumo de alimentos integrais, óleos vegetais, oleaginosas e o menor consumo de carnes vermelhas, muitas vezes, não fazem parte da mesa do brasileiro. Além disso, o cotidiano de quem trabalha em período integral e a falta de tempo para uma atividade física contribui para piorar ainda mais a alimentação e, conseqüentemente, a saúde.

Normalmente, o hábito de vida é ditado pelo cotidiano e não pela vontade do indivíduo, e neste caso, pode ser mudado ao inserir novos hábitos no cotidiano de cada um. Quando um indivíduo se questiona sobre os seus hábitos alimentares, é o primeiro passo para estas mudanças. O guia da Pirâmide de alimentos é um indicativo para mudanças saudáveis, mas deve ser adequado conforme o paladar, horários, atividades e as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Desta forma, orientação nutricional e o acompanhamento de um especialista é fundamental para se obter os objetivos almejados.

Ana Paula Souza

Ver mais em artigos ciêntíficos no site

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria