Manutenção do peso no inverno

Manutenção de peso no inverno

Com o frio, o nosso organismo tende a produzir mais calor para aquecer nossos órgãos internos como o coração e pulmão, concentrando maior quantidade de sangue próximo a esses órgãos e deixando nossas extremidades mais frias, como as mãos e os pés.

Para que ocorra este aquecimento, ocorre um aumento da Taxa Metabólica Basal (TMB), fazendo com que nosso organismo consuma mais calorias do que nos dias quentes de verão. Para auxiliar este aumento da temperatura, o organismo também provoca um aumento no apetite, melhorando o nosso paladar especialmente para comidas picantes que auxiliam na produção de calor corpóreo.

Esta mudança no paladar, não provoca ganho de peso caso não se exagere nas quantidades de alimentos. Entretanto, em função do frio, os alimentos são quentes e cremosos, o que propicia a calorias a mais.

O cuidado para não se ganhar uns quilinhos a mais no inverno, é continuar a sua rotina de atividade física, continuar a consumir saladas cruas, manter horários fixos para a alimentação com frutas nos intervalos. Principalmente, continuar com as mesmas quantidades de alimentos antes consumidos, podendo substituir estes alimentos por outros mais quentes.

Desta forma, não haverá ganho de peso indesejado, e ainda, poder-se-á até emagrecer se moderar as guloseimas, porque no inverno, nosso organismo consome mais calorias para manter a sua temperatura e há o aumento da Taxa de Metabolismo Basal.

Ana Paula Souza
www.roteirodelavras.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria