Higienização dos Alimentos

Higienização dos Alimentos

O Estado Nutricional, ou seja, o balanço entre os nutrientes que ingerimos e aqueles que necessitamos, é de extrema importância para qualquer indivíduo. Quando acontece um desequilíbrio neste balanço, o organismo pode ser acometido por doenças. Se o seu estado nutricional ficar comprometido, você poderá tornar-se alvo mais fácil de infecções oportunistas.

Regras básicas de higiene para a sua proteção:

Quando for comprar alimentos procure observar sempre se eles se apresentam em boas condições.

Não compre carnes vendidas em locais com condições sanitárias inadequadas.

Somente compre carnes e embutidos que tenham sido submetidos à inspeção pelo serviço federal. Use somente leite e produtos lácteos pasteurizados. Não beba leite fresco, pois ele pode causar sérios danos à sua saúde.

Evite comprar alimentos moídos ou fatiados, especialmente carne, queijos, presunto e frios em geral. Esses alimentos são alvos fáceis para o desenvolvimento de micróbios. Faça você mesmo esses procedimentos, com utensílios devidamente limpos e no momento em que for consumi-los.

Procure selecionar os lugares onde você se alimenta na rua. Despreze qualquer alimento ou preparação com aspecto, odor e/ou sabor alterados, e também se estiver fora do prazo de validade.
Leia sempre o rótulo que indica a composição do alimento e a data de validade.

Se você duvidar das condições higiênico-sanitárias de um alimento, não o consuma.

Se você mesmo prepara seus alimentos em casa:

Ao preparar alimentos, lave as mãos com água e sabão e evite passar as mãos no rosto, cabelos, pele; evite tocar em lixo ou lugares potencialmente contaminados. Você poderá contaminar os alimentos que consome.

No caso de você ingerir hortaliças e frutas cruas, lave-as sempre com água em abundância, e deixe-as imersas em solução de hipoclorito de sódio (existem diferentes marcas no mercado) e use-as na concentração e durante o tempo recomendado pelo fabricante. Caso você não tenha essa solução em casa, use duas colheres de água sanitário para cada 1 litro de água.

Os utensílios onde você prepara os alimentos também devem ser adequadamente limpos com água e sabão, isso inclui tudo que for tocar o alimento (panelas, pratos, colheres, eletrodomésticos, etc.).

Quando usar alimentos enlatados ferva-os por no mínimo 15 minutos.

Depois que você preparar qualquer alimento, não o deixe em temperatura ambiente, especialmente no caso de molhos, pois eles têm muita água e a maioria dos micróbios se desenvolve bem nela. Portanto, faço logo sua refeição ou leve à geladeira para evitar o crescimento dos micróbios.

Mantenha os alimentos sempre cobertos para evitar a contaminação dos mesmos através de insetos, ratos ou outros vetores. Eles deixam micróbios nos alimentos que podem prejudicá-lo.


Nutricionista: Ana Paula Souza
www.estudanteonline.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria