Cuidados com a alimentação no verão

Cuidados Com a Alimentação no Verão

A alimentação deve ser sempre planejada conforme com o nosso dia a dia e de acordo com as nossas atividades diárias. Nos dias de clima quente, por exemplo, não podemos esquecer de repor a água e os nutrientes que perdemos através da transpiração e do esforço físico. Quando se transpira demais, perde-se minerais como potássio, zinco e vitaminas hidrossolúveis como a C e do complexo B. Para a reposição desses nutrientes devemos incluir em nossa dieta alimentos como: grãos integrais, ostras, carne de boi, frango e leite (ricos em zinco), batata, tomate e banana (ricos em potássio), cereais integrais, legumes, fígado de boi e carnes vermelhas (ricos em complexo B), frutas cítricas e vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C). Entretanto, devemos ter cuidados com a forma de como ingerimos estes alimentos especialmente nesta época de calor. Dores de cabeça, dores no estômago, enjôos, vômitos, diarréia e às vezes até mesmo febre, são sintomas de uma possível intoxicação alimentar, doença que nesta época do ano dobra os seus riscos. Isto ocorre porque as melhores condições para a proliferação de bactérias estão em um ambiente quente (até 65ºC) e úmido, e se isso estiver associado a más condições de higiene e principalmente más condições de armazenamento as chances de um alimento “fazer mal” é muito grande. É isso que faz do verão a época do ano mais propícia a surtos de doenças veiculadas por alimentos.

Alguns cuidados que devemos ter para evitar estes problemas:

- Lavar muito bem as mãos: antes das refeições, antes de preparar alimentos e principalmente depois de usar o banheiro.

- Cozer bem os alimentos e resfriá-los o mais rápido possível.

- Não usar os mesmos utensílios para preparar alimentos crús e cozidos.

- Lavar bem as tábuas de carne antes de cortar sobre elas alimentos cozidos, ou qualquer outro tipo de alimento, crú ou cozido.



- Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do
refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira.

- Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são freqüentemente expostos em ambiente que não o refrigerado.

- Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.

- Procure consumir água preferencialmente mineral, especialmente durante a prática de atividade física para evitar os riscos de contaminação e desidratação.



Nutricionista: Ana Paula Souza


Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria