Alterações Nutricionais durante o câncer

Dificuldades na alimentação do paciente oncológico É comum no paciente com câncer acontecer uma redução da alimentação devido à própria doença ou ao tratamento, como a quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Por outro lado, o paciente apresenta um aumento de suas necessidades de energia e proteínas em virtude da doença. A somatória destes fatores pode contribuir para a desnutrição.
Quando existe um desequilíbrio entre as necessidades do organismo e a ingestão de nutrientes, o indivíduo pode entrar neste estado chamado de desnutrição. Um dos sinais mais simples do início da desnutrição é a perda de peso. Outros podem ser citados como o desânimo, cansaço, mal-estar, unhas quebradiças, pele ressecada, etc.
O paciente deve procurar um profissional nutricionista desde o início de seu tratamento para evitar a desnutrição ou recuperar o bom estado nutricional.

Causas mais comuns para redução na alimentação durante o tratamento oncológico:

Radioterapia Náusea, vômito, alterações no paladar e olfato, estomatite, mucosite e diarréia Quimioterapia Náusea, vômito, dificuldade para engolir, boca seca, feridas na boca e garganta

Redução da alimentação:
Falta de apetite, náusea, vômito, alterações no paladar e olfato

Efeitos locais do tumor
Dificuldade para engolir,
obstrução intestinal, saciedade precoce, mal absorção

Fatores psico-sociais:
Depressão, ansiedade,
aversão a alguns alimentos

Cirurgia:
Alterações na mastigação e