Isotônicos no exercício

Por Cesar Candido dos Santos

Durante as atividades físicas, o corpo humano perde uma grande quantidade de líquidos e sais minerais pelo suor. Caso essa perda não seja suprida, além de uma possível queda de rendimento, o atleta fica sujeito a uma série de problemas, como cãibras, aumento da freqüência cardíaca ou da pressão, diminuição da resposta muscular, desregulação térmica e, principalmente, desidratação.

Para a nutricionista Ana Paula de Souza, da Clínica de Nutrição Santé, em práticas esportivas com menos de uma hora de duração, a reposição dos líquidos perdidos pelo organismo pode ser feita apenas com água. Porém, em atividades com o tempo superior a este, o interessante é usar isotônicos. "É importante porque além dos líquidos também repõe os sais minerais perdidos pelo suor, e é absorvido pelo organismo mais facilmente", explicou Ana Paula.

As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de solutos (moléculas) é semelhante aos fluidos corporais, o que facilita sua absorção pelo intestino. Em sua composição, além dos sais, também é encontrada a glicose, que é a principal fonte de energia para a musculatura durante o exercício.

Acerte a medida

Para planejar bem a sua hidratação durante treinos e provas, a nutricionista Mariana Escobar, da PUC de Porto Alegre, indica o método de pesagem. O atleta deve se pesar antes e depois de cada treino e somar o peso perdido com a quantidade de líquido ingerida. Essa será a perda total ocorrida durante o exercício. O resultado é a quantidade ideal de líquidos que deve ser ingerida. "Caso seja muito complicado para o atleta se pesar antes e depois dos treinos, existe uma regra básica geral, que é beber de 150 a 200ml de água a cada 20 minutos de treino", sugeriu. "A partir de uma hora de exercício, é interessante, além da água, consumir o isotônico", completou Ana Paula.

Mas mesmo com todas as vantagens que as bebidas esportivas proporcionam para os atletas, existem aqueles que não se adaptam ao seu consumo. O que fazer nesse caso? O analista tributário Antônio Sérgio Silva, 45 anos, apesar de gostar de provas que tenham postos de hidratação com isotônico, costuma utilizar uma alternativa durante os treinos. "Bebo água com maior freqüência do que o isotônico, que são substituídos por frutas", contou.

Antes, durante e depois

Apesar do principal papel do isotônico ser repor os líquidos e sais perdidos durante a atividade física, é importante que a hidratação comece antes da prática esportiva. "O ideal é o atleta tomar dois copos a mais de água nos dias que precedem uma competição ou treino. No dia, ele deve tomar um copo de isotônico dez minutos antes do início do exercício", orientou Ana Paula. "O isotônico é uma ótima opção para começar a atividade física já hidratado e com energia, pois o sódio e o potássio encontrados na bebida otimizam a hidratação", completou Mariana.

FONTE: www.prologo.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria