Efeito sanfona

Alimentar-se é um dos maiores prazeres da vida e está relacionado à nossa experiência de vida desde a infância até a vida adulta. Alimentar-se, não é simplesmente, ingerir alimentos, mas estar com a família, com amigos, lembrar da infância, deitar no sofá no seu descanso e abrir a geladeira, selecionar alimentos. Este ato está diretamente relacionado à vida social e ao prazer nas atividades cotidianas. Por isso, quando falamos em restringir alimentos por necessidade de perda de peso, torna-se tão difícil, principalmente pelo medo de abdicar dos prazeres da alimentação. Em função desta dificuldade, alguns procuram métodos rápidos como dietas da moda: dieta dos carboidratos, do abacaxi ou de sopas, na intenção de emagrecer rapidamente como se fosse um sofrimento, querendo fazer rápido para acabar logo, mas infelizmente, não é desta forma que seu organismo entende. Quando o nosso hábito alimentar é feito de forma inadequada, ocorre o famoso efeito sanfona, e como isto ocorre?

O emagrecimento é uma adaptação do organismo por ingestão de baixas calorias. É considerado um emagrecimento saudável quando este é de 1kg no período de 1 semana a 10 dias. Se ocorrer um emagrecimento rápido em função de dietas muito restritas em calorias, as células adiposas murcham rapidamente e não há uma adaptação adequada pelo organismo, formando espaços entre as células, e nestes, formam-se novas células adiposas iguais as que já existiam, processo este, denominado: hiperplasia (aumento do número de células). Quando o indivíduo volta a se alimentar como antes, já que não adquiriu hábitos saudáveis, estas calorias que antes eram normais ao organismo, tornam-se um excesso, e as células que murcharam, "engordam" (hipertrofia) juntamente com as novas células adquiridas pelo emagrecimento rápido, levando ao ganho de peso. Para não ocorrer este efeito sanfona, ou engordar mais do que o peso inicial, é fundamental que haja tempo para o organismo adaptar-se a perda de peso e assim mantê-lo. O ideal, é emagrecer lentamente e para cada 1kg perdido, deve-se mantê-lo por pelo menos 1 mês para dificultar o retorno ao peso inicial.

O emagrecimento saudável, e sem riscos de voltar ao peso inicial ou pior, ainda aumentar o peso que já estava, requer uma mudança de hábitos gradativos e constantes, e felizmente sem sofrimentos!

A alimentação, mesmo com a finalidade de emagrecimento, deve ser vista com prazer a cada dia, crescendo com a auto-estima, o prazer de se cuidar, de se sentir bem e não por obrigação ou compensação. Quando o cuidar da alimentação alia-se a atividade física, você potencializa a sua auto-estima e um cuidado leva ao outro.

Procure mudar seus hábitos gradativamente e cuide-se por prazer e seja feliz com seu peso!

Nutricionista: Ana Paula de Souza CRN: 2556

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria