Homem X Trabalho

Desde que abandonou a vida primitiva, o homem vem modificando intensamente o ambiente em que vive. Nesse processo houve alteração de hábitos alimentares pela introdução de substâncias tóxicas, alimentos excessivamente processados, irradiados, geneticamente alterados, alám de consumo exagerado de gorduras, açúcares e sódio. Esta mudança tem acarretado ao organismo muitos problemas a sua saúde, como o aumento dos radicais livres, colesterol e glicemia,  levando a danos na saúde mental e física como o aumento do estresse e da obesidade.

Atualmente,  o homem vem pouco a pouco, modificando hábitos alimentares e de vida com a má alimentação e o sedentarismo, dando origem a doenças de forma cada vez mais precoce como por exemplo o diabetes infantil.

Estas doenças podem ser evitadas se o homem cultivar e mantiver alguns hábitos de vida. Por exemplo, na mesa do brasileiro, o mais conhecido arroz feijão, vem sendo substituído cada vez mais  por alimentos mais calóricos e menos nutritivos como massas e pratos que contém gorduras saturadas em excesso. Esta mudança, bem como os fast food, propiciam uma alimentação menos saudável, pois, o arroz com feijão, é uma combinação completa de proteinas vegetais que contém aminoácidos essenciais, ferro e fibras , além de suprir as  necessidades nutricionais, tem poucas calorias.

Estas  mudanças alimentares e a correria do dia-a-dia, ocorrem em função da globalização,  pelas propagandas que induzem o consumo exagerado, tornando as mudanças em nossas vidas , quase  inevitáveis. Porém, se não cuidarmos da nossa saúde que começa na mesa, no café da manhã, no almoço e jantar, de nada adiantará  fazermos parte da correria do presente, se o futuro será curto pelo desenvolvimento precoce de doenças ocasionadas pelo descuido alimentar, fisico e mental.

Para evitar este mal, é importante que sejamos um pouco mais conservadores na  nossa alimentação, procurando manter tradições alimentares como nosso prato principal (arroz com feijão) deixando os pratos mais calóricos para o fim de semana; bem como, reservar um tempo para uma atividade de lazer com a familia e para si.

Não podemos parar o tempo para nós, mas, podemos conseguir através da organização e planejamento, separar nossas atividades e escolhas, porque o trabalho é fruto do nosso esforço e não o contrário. Trabalhamos para sobreviver e não sobrevivemos para trabalhar. Por mais importante que seja o nosso ganha pão, você é seu bem mais precioso... cuide de sua saude e planeje o seu dia-dia com sabedoria.

Nutricionista: Ana Paula Souza CRN 2556

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria