Cuidados com a alimentação no verão

A alimentação o deve ser sempre planejada conforme com o nosso dia a dia e de acordo com as nossas atividades diarias. Nos dias de clima quente, por exemplo, nãoção e do esforço fisico. Quando se transpira demais, perde-se minerais como potassio, zinco e vitaminas hidrossoluveis como a C e do complexo B. Para a reposição desses nutrientes devemos incluir em nossa dieta alimentos como: grãos integrais, ostras, carne de boi, frango e leite (ricos em zinco), batata, tomate e banana (ricos em potassio), cereais integrais, legumes, figado de boi e carnes vermelhas (ricos em complexo B), frutas citricas e vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C). Entretanto, devemos ter cuidados com a forma de como ingerimos estes alimentos especialmente nesta época as vezes até mesmo febre, são sintomas de uma possivel intoxicação alimentar, doença que nesta época do ano dobra os seus riscos. Isto ocorre porque as melhores condições para a proliferação de bactérias estão em um ambiente quente (até 65C) e úmido, e se isso estiver associado a más condições de higiene e principalmente más condições de armazenamento as chances de um alimento "fazer mal" é muito grande. É isso que faz do verão a Època do ano mais propcia a surtos de doenças veiculadas por alimentos.

Alguns cuidados que devemos ter para evitar estes problemas:

- Lavar muito bem as mãos: antes das refeições, antes de preparar alimentos e principalmente depois de usar o banheiro.

- Cozer bem os alimentos e resfriá-los o mais rápido possivel.

- Não usar os mesmos utensilios para preparar alimentos crús e cozidos.

- Lavar bem as tábuas de carne antes de cortar sobre elas alimentos cozidos, ou qualquer outro tipo de alimento, crú ou cozido.

- Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do

refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira.

- Evite alimentos de facil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são frequentemente expostos em ambiente que não o refrigerado.

- Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduiches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.

- Procure consumir agua preferencialmente mineral, especialmente durante a pratica de atividade fisica para evitar os riscos de contaminação e desidratação.

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria