Metabolismo depois dos 30 anos

As mulheres que já passaram dos 30 costumam afirmar com toda certeza: "Engordei porque com o passar dos anos, meu metabolismo ficou mais lento". Mas será que o metabolismo é realmente o vilão desta faixa etária?

A endocrinologista da Unifesp especialista em obesidade, Patricia Monteagudo, explica que a alteração do metabolismo não é a unica responsavel pelo eventual aumento de peso. "Com o avanço da idade, o metabolismo muda sim. O quanto, é muito individual. E não dá para especificar que é exatamente depois dos 30".

A conduta da pessoa em relação a alimentação e atividade fisica durante as fases da vida (desde a infancia e adolescencia) tambem influencia neste processo. A especialista explica que o metabolismo é geneticamente determinado, mas, além disso, é influenciado por atitudes pessoais.

Patricia exemplifica a interferencia pessoal no metabolismo, citando a pratica de atividade fisica: "Ao fazer exercicios, a pessoa aumenta sua massa muscular. Para que os resultados sejam constantes, a atividade fisica tambem deve ser. Se a pessoa parar de se exercitar, o metabolismo vai voltar a funcionar da mesma forma que antes".

Segundo ela, os exercicios são a unica maneira de queimar calorias mais rapidamente, já que não existe remedio que acelere o metabolismo. Ou melhor, o remedio mais adequado é a prevenção, pois o metabolismo se ajusta para manter o peso atingido.

"Quanto maior o ganho de peso, mais dificil mudar as caracteresticas do metabolismo, porque mais resistente ele fica é diminuição calorica", esclarece a medica. Isso porque a meta de peso controlada pelo sistema nervoso central (hipotalamo) vai mudando com o passar do tempo. Uma pessoa que tem uma alimentação inadequada e é sedentaria engorda aos poucos de forma que a cada patamar de peso atingido, torna-se mais dificil voltar ao anterior devido ao novo ajuste do metabolismo. Consequentemente sua meta de peso (peso que o organismo vai tentar preservar) passa a ser maior tambem.

Danielly Mesquita Figueiredo - Biologa.

Espec. em Nutrição Humana e Saude - prof de Bioquimica - UNIVALE.

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria