Erva Mate

Analises e estudos sobre a erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades beneficas ao ser humano, pois o produto contem: alcaloides (cafeia, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (acidos folico e cafeico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (aluminio, calcio, fosforo, ferro, magnésio, manganes e potassio), proteinas (aminoacidos essenciais), glicidios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipidios (oleos essenciais e substancias), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Por isso a erva-mate é considerada "um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessarios ao nosso organismo".

     O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade fisica e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e musculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais como insonia e irritabilidade. A erva tambem atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardiaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um utimo remedio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.

     O Instituto Pasteur e a Sociedade Cientifica de Paris fez um estudo sobre o mate e relatou descobertas "nada menos inacreditaveis". Os pesquisadores concluiram que o mate contem praticamente todas as vitaminas necessarias para sustentar a vida. O estudo tambem relatou que "é dificil encontrar uma planta em qualquer lugar do mundo que se iguale ao valor nutricional do mate".

Para se preparar um delicioso mate, primeiro voce deve preparar o tradicional mate puro que é a base para todas as receitas abaixo. Importante: em todas as receitas não esqueça que o mate deve estar gelado, adicione açucar a gosto e tem que liquidificar (bater no liquidificador).

Mate Puro - Coloque 3 colheres de sopa de chá mate tostado em um bule com 1 litro de agua. Apos ferver, aguarde de 10 a 15 minutos até a cor e o aroma ficarem ao seu gosto. Coe e coloque para gelar. Adicione açucar s epreferir.

 Mate Cidade 300ml - 50grs. de polpa de maracuja + 30ml de xarope de guarana + 200ml de mate puro.

 Beijo na Boca 300ml - 25grs. de polpa de maracuja + 25grs. de polpa de acerola + 210ml de mate puro.

 Paixão de Iara 300ml - 25grs. de polpa de maracuja + 25grs. de polpa de manga + 210ml de mate puro Zetti 300ml + 50grs. de polpa de acerola + 30ml de xarope de guarana + 200ml de mate puro. Mate Suiço 300ml - 30ml de suco de limão (diluido 1 parte de limão ) + 2 colheres de sopa de leite condensado + 210ml de mate puro.

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria