Cerveja dá barriga?

A cerveja é uma bebida fermentada que, quando consumida em excesso, leva à formação de gases com conseqüente distensão abdominal, dando origem à famosa, deselegante, protuberante e odiada "barriguinha".

Apesar de ser uma bebida com baixo teor alcoólico -- 1 latinha de cerveja tem em média 6% de álcool e por volta de 130 calorias é a bebida eleita pelo brasileiro que por sua vez acaba exagerando na dose e consumindo além da conta.

Uma cervejinha não tira ninguém da linha mas sem dúvida, não há abdómen que resista à elegância.

Principalmente quando acompanhada pelos engordurados e "engordativos" petiscos (salaminho, provolone, pastéizinhos, croquetes, amendoins, pistaches, castanhas e outros).

Em contrapartida, tomar cerveja de estômago vazio provoca hipoglicemia (baixas taxas de açúcar no sangue) com sintomas de palidez, tontura, fraqueza e mal estar geral.

Extrapolar no consumo da cervejinha, ou qualquer outra bebida alcoólica, leva nosso corpo a buscar e priorizar mecanismos de desintoxicação para a eliminação do etanol (álcool) com conseqüente prejuízo no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Esse desvio no metabolismo proporciona o acúmulo de energia sob a forma de gordura corporal (barriguinha, barrigona, pneuzinhos e todas as formas  de "gordurinhas").

Cada grama de álcool fornece 7 calorias, quase a quantidade de 1 grama de gordura (9 kcal). Com o agravante que as bebidas alcoólicas não fornecem nenhum nutriente de significativa relevância, apenas energia.

Excesso de energia, sem gasto, acumula-se sob a forma de gordura corporal, que nos homens ocorre mais na região abdominal (tipo andróide) e nas mulheres mais na região dos quadris e glúteos (tipo ginecóide). Apesar de também estar presente o tipo andróide nas mulheres.

Hoje, sabe-se que o excesso de gordura na região abdominal, independente do fator estético, tem estreita relação com o aumento de riscos para o desenvolvimento das doenças do coração.

Outro detalhe que merece ser lembrado é que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a diurese e a desidratação, levando com isso é perda de importantes vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) e minerais como cálcio, zinco e magnésio.

Bem, vale ressaltar que tudo na vida necessita de um certo equilíbrio, e com certeza não é apenas a cerveja a causadora dos famosos "pneuzinhos".Mas que ela pode ser um fator relevante, isso é sim. Lembremos que até a composição da cerveja leva uma forma de açúcar, ou seja, carboidrato, e o mesmo em excesso se transforma em formas lipídicas de energia, mas em excesso, ou seja, comer mais do que gastar!!

Bióloga: Danielly Mesquita

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria