Propriedades do Arroz integral

Há milhares de anos o arroz é alimento básico de quase metade da população mundial. O arroz integral consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o germen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento.

A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados.

Além disso, o arroz integral possui uma série de benefícios:

- Reduz o risco de disfunções intestinais

- Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos

- Protege o sistema nervoso

- Participa do metabolismo de contração muscular

- Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos

- Possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 do arroz branco convencional

Os processos de refino e polimento (beneficiamento) comum no arroz branco, gera a parda da camada externa, rica em nutrientes. Pode utilizar-se de um talco especial para retirar a película nutritiva ou ainda parafina para polir.

Há diversas variedades e qualidades do arroz, dentre as mais comuns, podemos citar agulhinha integral, agulhinha refinado, cateto, cateto com vermelho, orgânico, seco, riso grano duro, selvagem, japonês, aromático.

O arroz é classificado pelo seu tamanho e forma. O tamanho do grão interfere na quantidade de amido, que logo poderá interferir no  tempo de cocção, valor calórico, paladar e apresentação.

Veja um pouco sobre cada um deles:

- Cateto: Grãos de tamanho curto, duros, curvados e translúcidos. Possui maior quantidade de amido, após o preparo, ficará mais macio e cremoso.

- Cateto com vermelho: é o mesmo grão citado acima, misturado com grãos vermelhos. Os grãos vermelhos fazem parte do hábito alimentar dos indianos, e são classificados como de melhor qualidade se comparado aos demais.

- Agulhinha: Pode ser tipo 1 ou 2, que significa a classificação em relação ao tamanho e número de grãos quebrados por 100g. Possui aspecto fino e longo, necessita de menor tempo de cocção por possui menor teor de amido, após o preparo ficará mais solto e seco.

Curiosidade: O ato de jogarmos arroz nos noivos após a cerimônia de casamento, simboliza a fertilidade.

FONTE: http://www.maeterra.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria