Probióticos x Prebióticos

        Os probióticos são suplementos dietéticos contendo bactérias e leveduras

potencialmente benéficas à saúde.

Culturas de bactérias probióticas visam auxiliar a flora natural do corpo dentro

do trato digestivo. Muitos probióicos estão presentes em fontes naturais como

os lactobacilos do iogurte. Há alegações que os probióticos possam fortalecer o

sistema imunológico.Não há evidência publicada que os suplementos probióticos sejam capazes de substituir a flora natural do corpo quando essa for aniquilada devido a causas variadas. Porém, há evidência que os probióticos podem auxiliar o corpo nas mesmas funções da flora natural, ao mesmo tempo em que permite que essa se recupere. Entretanto, se as condições que causaram o aniquilamento da flora natural persistirem, os benefícios dos suplementos probióticos terá vida curta.

       A manutenção de uma flora intestinal saudável não apenas ajuda a digestão e fortalece o sistema imunológico, como também previne constipação, reduz insônia e acredita-se que possa ter impacto benéfico em doenças relacionadas ao

estresse. A melhora na função intestinal também pode ajudar a reduzir o risco de

câncer colorretal.

        Os prebióticos são substâncias naturais ou sintéticas que suportam ou nutrem o crescimento dos probióticos ou, mais genericamente, de bactérias intestinais benficas como a bifidobacteria. A maioria dos prebioticos são oligosacarídeos, que geralmente são incapazes de serem digeridos pela digestão superior (da boca até o duodeno). Tendo passado pelo cólon mais ou menos sem alterações, eles são capazes de auxiliar o crescimento de bactérias benéficas.

Bióloga: Danielly Mesquita

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria