Juventude à mesa

TODO MUNDO QUER SER JOVEM. MAS AFINAL, O QUE É SER JOVEM?

Ser jovem não é uma simples questão de faixa etária. Tem a ver com seu estado de espírito, sua disposição de encarar a vida, sua aparência...e, principalmente, com a saúde do seu organismo.

QUER DIZER QUE PODEMOS PERMANECER JOVENS INDEPENDENTE DA IDADE?

Sem dúvida! Existem jovens de 70 anos e velhos de 30. A diferença depende de como cuidamos do nosso corpo e da nossa mente, o que certamente irá influenciar nossa jovialidade e bem-estar.

COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA QUE O NOSSO ORGANISMO PERMANEÇA JOVEM?

Além da prática regular de atividade fisica e alimentação equilibrada, podemos retardar o envelhecimento precoce e aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer e a aterosclerose, provocadas pelos Radicais Livres.                 

RADICAIS LIVRES?

São substâncias altamente reativas produzidas normalmente no organismo, seu excesso é que provoca doenças e envelhecimento precoce. Cigarro, álcool, estresse e poluição são alguns dos principais responsâveis pelo aumento na produção de radicais livres.

PODEMOS COMBATER OS RADICAIS LIVRES?

Claro que sim! Existem substâncias conhecidas como Antioxidantes que atuam neutralizando os radicais livres. vitamina E, vitamina C, vitamina A, betacaroteno, zinco e selênio são exemplos de antioxidantes. Recentemente, a ciência descobriu um poderoso antioxidante extraído do tomate: licopeno.

PRECISAMOS TOMAR TUDO ISSO?

O ideal é adquirirmos esses nutrientes através da dieta. No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Para facilitar a nossa vida, existem combinações de antioxidantes, como o licopeno.

POR QUE O LICOPENO É CONSIDERADO O MAIS POTENTE ANTIOXIDANTE ?

O licopeno é o carotenóide que está presente em maior quantidade no nosso sangue, o que já é uma grande prova da sua importância. Alêm disso, vários estudos realizados com licopeno e dietas ricas em tomate e derivados evidenciaram sua ação contra os radicais livres e sua relação com o risco reduzido de desenvolvimento de doenças degenerativas, como é o caso do câncer.       

Fonte : http://www.herbarium.com.br/

Danielly Mesquita Figueiredo - Bióloga - Especialista em Nutrição Humana e Saúde.

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria