Ensinando a criança a criar bons hábitos alimentares

  Émuito importante que se ensine aos filhos, com idades entre 2 e 12 anos, a importancia de se cultivar habitos alimentares saudaveis. As crianças necessitam de nutrientes importantes para crescer, e embora o crescimento fisico seja um pouquinho mais lento neste periodo do que nos dois primeiros anos de vida e na adolescência, o crescimento mental é relativamente rapido.

Para que habitos alimentares saudaveis sejam criados, o consumo de alimentos de boa qualidade deve ser encorajado, o que é muito mais facil quando os pais já acompanham este tipo de dieta. A atração que as crianças tem pelos doces, salgadinhos e guloseimas em geral ao inves de vegetais e frutas é mais do que obvio, e realmente é um grande desafio para que os pais tentem mudar estes habitos.

Os pais devem tentar ser criativos com os diversos tipos de alimentos como vegetais por exemplo; a maioria das crianças preferem vegetais crus aos cozidos. Basicamente ofereça qualquer tipo de vegetais que as crianças possam gostar e mantenha sempre as frutas, grãos e alimentos protéicos no cardapio.

Muitas crianças gostam de ajudar e opinar em seu programa de nutrição. Apoie os seus filhos inspirando-os com criatividade no preparo dos alimentos, ensinando-os é preparar seus priprios lanches da escola ou da tarde. Tente evitar ao maximo a ingestão de refrigerantes, alimentos enlatados, de má qualidade ou cheios de gordura, preferindo frutas, queijos, iogurtes ou até mesmo pipoca ou bolachas nutritivas.

Cuidado com brigas e ameaças durante as refeições, e tambem as famosas recomprensas baseadas em sorvetes, bolos, doces, ou simplesmente sobremesa, por comer frutas e legumes. Este sistema de recompensas e subornos vai apenas enfatizar os alimentos que não são importantes e fazer com que as frutas, legumes e vegetais se tornem o vilão da historia.

Quando as crianças acompanham o preparo do lanche da escola ou da tarde, acabam dando mais valor ao que vão comer, se identificando mais com ele e tendo mais prazer em come-lo. Uma boa alimentção vão gerar uma boa nutrição, mente e fisicos sadios.

Para crianças que ainda estço na fase de pre-escola, de 2 a 5 anos, este periodo é frequentemente acompanhado de um crescimento mais lento, e algumas vezes de perda de apetite. Os pais geralmente tem consciencia disso, mas como as crianças tem um bom aspecto, deixam este assunto de lado. Faça de voce um bom exemplo para seus filhos, se alimentando saudavelmente ja que isso pode despertar o interesse adas crianças em certos alimentos. As crianças desta idade adoram comer com as mãos, o que não tem problema algum. Porisso dar  alimentos cortados em pequenos pedaços quando apropriado.

Parte das crianças desta idade ja estão na escola, tornando o trabalho dos pais mais dificil nesta area, ja que as crianças terão contato com outras crianças que talvez tenham habitos diferentes. Um bom café da manhã  é muito importante para crianças que vão para a escola. Cereais quentes ou frios pela manhã podem ser uma boa fonte de energia, assim como frutas e proteinas como ovos por exemplo.

Muitos pais super estimam as necessidades diárias dos filhos e a quantidade de alimento requerida (isto nós também fazemos a nós mesmos). É muito melhor criar refeições mais simples varias vezes ao dia. A necessidade de calorias e muito dos nutrientes básicos variam no periodo de 2 a 10 anos. Obviamente, com o aumento de tamanho e atividade, as crianças precisam de mais comida, o que eles faram naturalmente. Quanto mais incentivo para que seus filhos evitem calorias provenientes de alimentos indesejados, maior a chance deles terem um crescimento sadio.

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria