Alimentos e Beleza

Os avanços da medicina estética e da cosm]ótica no Brasil são estrondosos, estes recursos estão á cada vez mais acessíveis e disponíveis a todos.

Por meio de cuidados orientados e realizados por especialistas é possível retardar o envelhecimento e melhorar a auto-estima através de intervenções específicas e personalizadas á cada tipo de pele, cabelos e composição corporal. Entretanto é interessante analisar criticamente o padrão de beleza que a média impóe.

Cada um pode e deve ser bonito e saudável com a idade que tem, independente da idade cronológica, mas com sua verdadeira idade biológica.

A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar positivamente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física moderada, alimentação balanceada, vida social saudável, relacionamentos prazerosos e gratificantes.

De nada adianta uma lipo-escultura, uma plástica ou um tratamento estético corporal ou facial, sem a intervenção conjunta e simultánea em cada área que interfere na Saúde, na Estética e na Qualidade de Vida do Ser Humano: Saúde Física, Emocional, Espiritual, Social e Mental.

Não há dúvidas de que a Alimentação exerce papel importante na estética facial e corporal. Determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento. Veja a seguir algumas escolhas alimentares que devem fazer parte do seu dia-a-dia.

Vitamina A

Fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados: Antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

Betacaroteno (pré-Vitamina A)

Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, péssego, tomate: Funções idénticas ás da Vitamina A, porém ser exercer a toxicidade da Vitamina A. 

Vitamina C

Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate: Protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.

Vitamina E

Abacate, améndoa, avelá, azeite de oliva, castanha do Pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais, repolho: Antioxidante, atua na membrana celular e protege a ação da Vitamina C.

Magnésio

Nozes, leguminosas, milho, cenoura e alimentos do mar: Melhora a troca entre as células, atua na formação de tecidos, participa da contração e relaxamento muscular. 

Selénio

Grãos integrais, peixes, castanha do Pará: Antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos. 

Zinco

Algas, ostras, leite e iogurte, carnes, grãos: Aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico.

Licopeno

Tomate, molho de tomate, suco de tomate, morango, goiaba vermelha, melancia: Antioxidante, atua na cicatrização de microcortes, previne cáncer de próstata.

Ómega 3

Salmão,bacalhau, sardinha, atum, sementes de linhaça: Melhora as reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos. 

Polifençis 

Sementes de uva, ameixa, suco de uva, vinho tinto: Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos. 

 

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria