Tratamento do diabetes gestacional

Existem vários critírios para se fazer o diagnóstico do diabetes gestacional. De uma maneira geral, a indicação do tratamento inclui desde elevações mais leves das taxas de glicose até o diabetes franco, como diagnosticado fora da gravidez.

O tratamento do diabetes gestacional tem por objetivo diminuir a taxa de macrossomia (peso elevado do bebe ao nascer), evitar a queda do açúcar ao nascer (hipoglicemia) do bebe e diminuir a taxa de cesareana.

No passado, esses bebes podiam apresentar outras complicações no nascimento, mas essas complicações estão menos frequentes hoje em dia. Para o lado materno, além de aumento do risco de cesareana, o diabetes gestacional pode estar associado á toxemia, uma condição da gravidez que provoca pressão alta e geralmente tem como acompanhante a inchação de pernas e que pode causar um parto mais prematuro.

O diabetes gestacional, é inicialmente tratado com planejamento alimentar, que idealmente deve ser orientado por nutricionista. Os exercícios físicos podem fazer parte do tratamento e serão orientados por seu médico. De maneira geral, mulheres que já faziam atividade física podem continuar a fazé-la normalmente. . Caso essas medidas não surtam os efeitos esperados por seu médico, será indicado o tratamento com insulina. Isso ocorre porque os efeitos dos antidiabéticos orais não estão bem estabelecidos na gravidez, então eles não podem ser usados nesse momento.

Outra observação importante está relacionada aos objetivos glicómicos. No diabetes gestacional está recomendado um controle mais estreito das taxas de glicose que devem ser acompanhados pelo seu médico.

Dra. Angela Jacob Reichelt

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria