Acompanhamentos evitam que churrasco pese no estômago

Garantia de curtição entre amigos nos finais de semana de verão, o churrasco pode ser uma faca de dois gumes. Fonte de vitaminas e ferro, a carne assada no espeto também pesa no estômago, especialmente em quem exagera na porção. Isso ocorre em razão do longo processo digestivo do alimento, que dura até seis horas. Mas nem por isso o encontro em volta da churrasqueira precisa ser cancelado. Tão saborosos quanto a carne, os acompanhamento podem ser a salvação para evitar o desconforto.

Por esse motivo, é importante escolher bem as comidas servidas junto ao churrasquinho. Alimentos leves são ideais para driblar a sensação de estômago estufado. “Salada nunca deve faltar, pois é rica em fibras”, alerta Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, de São Paulo. Essas substâncias encontradas no agrião, alface, nabo, cebola crua, tomate e na cenoura melhoram o funcionamento estomacal.

Para quem gosta de juntar no mesmo prato carne vermelha e abacaxi, ou mesmo comê-lo como sobremesa, a notícia é boa: esse hábito é benéfico. “Abacaxi contém bromelina, uma enzima que ajuda a digerir as proteínas da carne” explica Roseli. Com efeito semelhante, outra fruta que merece destaque na mesa é o mamão papaia, em razão da concentração de papaína, enzima com potencial digestivo.

[Tão saborosos quanto a carne, acompanhamentos suavizam o longo processo digestivo do churrasco. Foto: Shutterstock]
[Alface, agrião, tomate, rúcula, nabo e cebola contêm fibras que ajudam na digestão das carnes. Foto: Shutterstock]
[Abacaxi libera a enzima bromelina, que ajuda a digerir as proteínas da carne. Foto: Shutterstock]
[Bebida ideal para acompanhar o churrasquinho, limonada é digestiva. Foto: Shutterstock]
[Pães e carboidratos devem ser pouco consumidos no churrasco, assim como frituras e fontes de cálcio para não pesarem ainda mais no estômago. Foto: Shutterstock]

Além das saladas e das frutas, a bebida também é capaz de afastar o fantasma do estômago cheio. “Suco de limão é ideal para acompanhar o churrasco, pois é digestivo”, afirma Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé, de Maringá (PR).

Vilões do bem-estar
Apesar de comuns no churrasco do brasileiro, alguns acompanhamentos são grandes vilões do bem-estar. Alimentos ricos em carboidrato e cálcio estão no topo da lista dos que precisam ser maneirados. “Pão, batata palha, batata frita e carboidratos em geral não são indicados porque atrapalham a digestão da carne, assim como farofa, maionese e frituras” exemplifica Roseli. Queijos também devem ser evitados, pois contém cálcio, que atrapalha a absorção do ferro presente na carne.

Agência Hélice
Terra

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria