Você Rende o que você Come



(Jornal O Diario)
Talita Amaral

Quem já não se sentiu cansado, desmotivado e totalmente fora de foco no trabalho? Alguns desses sinais podem estar relacionados à alimentação inadequada. Muitas vezes, trabalho em excesso e falta de atenção na hora das refeições podem atrapalhar o desempenho nas atividades profissionais. Por isso é importante dar preferência aos alimentos que ajudam a devolver a energia e a motivação, fatores essenciais para ter êxito no trabalho.
Segundo a nutricionista Ana Paula Souza, a alimentação é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e orgânico. "É muito importante consumir nutrientes como carboidratos, proteínas e lipídeos para se ter uma alimentação balanceada".

Alimentação inadequada pode influenciar no rendimento profissional. Nutricionista indica alimentos que dão mais energia e inibem sensação de cansaço
A nutricionista lista alguns alimentos que tem essa função como o ovo, que é fonte de colina, substância que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais. Produz ainda acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.
Outra boa pedida é o peixe - dê preferência à sardinha, cavalinha e ao salmão, ricos em ômega 3. "Essa substância é essencial para o cérebro, melhora a memória e a concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles", diz a nutricionista.
Ana Paula também recomenda a ingestão de frutas vermelhas e cítricas como a laranja e o maracujá, que reduzem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Alimentos integrais e grãos ricos em vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo energético do corpo, também são uma ótima opção para quem está se sentindo cansado.
"É importante também consumir alimentos a cada três horas para que a energia do metabolismo não caia. Se isso acontecer a pessoa tende a ficar mais irritada, cansada e estressada", alerta a nutricionista.
Já os alimentos mais pesados e ricos em gorduras como feijoada, batata frita, molho quatro queijos, carnes gordas e bebidas alcoólicas dificultam a liberação de energia para o cérebro.
"Tais alimentos provocam uma sensação de sono porque são mais difíceis de serem digeridos, tornando esse processo mais lento".



CARDÁPIOS PARA MANTER A ENERGIA EM ALTA
A nutricionista Ana Paula Souza elaborou dois cardápios de lanches intermediários que podem ser consumidos durante o expediente para ajudar no desempenho, dando energia e inibindo as sensações de sono e cansaço.


Para o funcionário que trabalha sentado:

Lanche da manha - 10 horas
Fruta ou barra de cereal; ou dez amêndoas; ou um iogurte

Lanche da tarde: por volta das 15h30
Pão francês com requeijão e um copo de suco ou café; ou um pão de queijo e uma fruta

Lanche: 18 horas
Uma fruta com aveia; ou uma fatia de queijo com (fio) azeite; ou um copo de leite com achocolatado


Para o funcionário que executa serviços pesados:

Lanche da manhã: 10 horas
Uma fatia de bolo e um copo de suco ou mais duas frutas; ou cinco biscoitos e fruta

Lanche da tarde: 15h30
Pão francês com uma fatia de queijo e uma fatia de presunto, além de rodelas de tomate mais um copo de suco de frutas

Lanche da tarde: 18 horas
Um copo de leite com achocolatado e duas fatias de pão integral com ricota.

12/2012

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria