Está parado no aeroporto? O que comer?



A erupção do vulcão chileno Puyehue já está provocando grandes transtornos nos aeroportos do Brasil. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), a maioria dos voos já foi cancelada e a vida dos passageiros promete não ser nada fácil nas próximas horas.

O cancelamento em massa foi ocasionado por causa das cinzas do vulcão que já alcançam a capital do Rio Grande do Sul. Para quem precisa passar por este tipo de situação, o Terra selecionou algumas dicas que podem amenizar a estadia no aeroporto durante horas. Veja o que fazer para evitar que a espera se torne um verdadeiro tormento.

Alimentação
Ninguém vai para o aeroporto pensando em passar horas a fio antes do embarque e, até por isso, ninguém se prepara para grandes refeições, apenas para lanches rápidos. E agora que o aeroporto está fechado, o que fazer? A dica da nutricionista Ana Paula Souza é evitar comer o tempo todo e optar por refeições menos calóricas. "Antes de qualquer coisa, é importante não ficar beliscando. Eu indico comer lanches menores e respeitar os horários das refeições maiores, como almoço e jantar", falou a médica.

Para quem vai passar o dia todo no aeroporto, a dica da nutricionista é procurar, por mais difícil que seja, refeições saudáveis. "Se a pessoa chegou cedo, tome um leite com pão. Entre o café e o almoço ela pode comer uma barra de cereal ou fruta (se possível). No almoço, se ela não conseguir um restaurante para comer, pode fazer um lanche natural, que pode ser utilizado também no jantar, mas se tiver a comida tradicional é bem melhor", disse.

Dores
Ficar muito tempo parado pode gerar dores em várias partes do corpo, mas pequenas atitudes podem amenizar o desconforto. De acordo com a fisioterapeuta Cristina Venere, o corpo humano precisa de movimento para não sentir dor. "A pessoa precisa se movimentar, pois o corpo não foi feito para ficar parado. Sentada, por exemplo, a pessoa pode gerar uma grande sobrecarga na coluna lombar, o que pode causar dor", disse a especialista.

Deste modo, o importante é alternar períodos de repouso com algumas caminhadas leves para alongar e melhorar a circulação. Quando estiver sentado, movimentos no pescoço e nos braços ajudam a aliviar a tensão.

Estresse
No aeroporto, a falta de informação e de conforto pode aumentar o nível de estresse, o que pode deixar a pessoa mais fadigada e ansiosa. "A ansiedade é muito prejudicial nessas horas e, para sanar essa necessidade, a pessoa pode até ficar comendo apenas para se acalmar", falou a nutricionista Ana Paula Souza.

A dica, nestes casos, é tentar manter o controle, tomar bastante água e, se possível, ingerir bebidas quentes, como chá, que tendem a acalmar. Alimentos com cafeína, como refrigerante e café, podem aumentar o nível de ansiedade.

Sono
Se o período de permanência for muito longo, é importante procurar uma alternativa como um hotel ou, se possível, voltar para casa. Um dia inteiro de permanência no aeroporto vai gerar um cansaço muito grande e o fato de não ter onde dormir tranquilamente pode deixar o corpo ainda mais abalado.

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Em curto prazo, como no caso de quem está preso nos aeroportos, a falta de sono pode provocar uma perda dramática do nível de atenção. Para se ter uma ideia, uma pessoa que não tem boas noites de sono pode ser comparada à uma pessoa que ingeriu álcool.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção e constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue, ou seja, uma quantidade equivalente a três doses de uísque.

Fonte: http://saude.terra.com.br/bem-estar/esta-parado-no-aeroporto-veja-dicas-para-nao-descuidar-da-saude,3f283f04c2f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html



Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria