Beneficios da Maçã

O sabor adocicado, a praticidade no transporte e consumo, e os benefícios nutricionais, fazem com que a maçã seja uma das frutas mais comuns na dieta dos brasileiros. Mas você sabia que ela também é indicada por fonoaudiólogos para tratamento das cordas vocais?
“As vantagens de consumir maçã começam desde o momento da mastigação, pois ela beneficia a faringe, os dentes e a língua, além de funcionar como um detergente que limpa todo o trato vocal”, afirma a fonoaudióloga Elisângela Aparecida Barbosa.
Elisângela recomenda aos seus pacientes comer pelo menos uma maçã por dia, principalmente para profissionais da voz como cantores, radialistas e professores: “O ideal é comê-la antes de iniciar o trabalho, pois o indivíduo terá o exercício de mastigar e alongar a
musculatura da boca, além de fazer uma limpeza”, explica.
Os benefícios nutricionais da fruta também não são poucos: ela contém vitaminas do complexo B, C e E e as fibras insolúveis da sua casca melhoram o fluxo intestinal, afirma a nutricionista Ana Paula Souza. Já a pectina existente na polpa auxilia no controle da
glicemia, muito importante para pessoas diabéticas: “a fruta evita picos de insulina causados pelo consumo de outros alimentos”, explica.
E não para por aí: a nutricionista diz que a maçã também possui fibras que contribuem para a redução do mau colesterol (LDL) e reduz a absorção de gorduras no intestino.
“O consumo de maçã com uma dieta já rica em frutas e saladas auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de intestino. E os flavonóides contidos na fruta também previnem o envelhecimento precoce”, diz Ana Paula Souza.

Fonte: www.taeq.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria