A Luta Contra a Balança

O emagrecimento saudável ocorre, principalmente através de uma alimentação equilibrada, com a melhora nos hábitos alimentares e atividade física freqüente. Essa associação de hábitos parece simples, como se fosse uma fórmula mágica para o emagrecimento. De fato, se um indivíduo consegue manter este ritmo, ele irá ter êxito na sua busca à perda de peso. Porém nem tudo é tão simples assim, nosso organismo é uma verdadeira caixinha de surpresas que é comandada por hormônios e o nosso emocional tem influência direta nas nossas escolhas alimentares e nas quantidades de consumo. Isto ocorre, porque o nosso corpo não é programado para restringir alimentos, desde a pré-história, o homem que caçava e nem sempre tinha êxito, ficava dias sem se alimentar, e,por isso, a restrição de alimentos é entendida pelo corpo como um risco à sua sobrevivência. Desta forma, alimentar-se é um prazer para o nosso cérebro, para que o organismo não venha a falecer e ser uma espécie em extinção.
Como se já não bastasse o prazer em se alimentar, quando passamos a nos alimentar de forma incorreta, restringindo refeições ou ficando mais de 4 horas sem se alimentar, o nosso organismo, entende que estamos passando fome e faz com que seu metabolismo fique mais lento para não gastar energia; quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, ele envia mensagem de fome para repor as calorias perdidas. O nosso organismo é mesmo uma maquinaria extraordinária de sobrevivência, Graças a Deus! Mas nos dias atuais em que alimentar-se é mais um risco que saúde, vêm a preocupação de driblar o organismo e manter um peso saudável para se evitar doenças que a alimentação excessiva pode nos acarreta. Recentemente saiu um estudo que vem a somar com todas essas dificuldades de emagrecimento. Neste estudo feito na Universidade do Yale nos Estados Unidos, “cientistas montaram um experimento onde cobaias ingeriram alimentos gordurosos sem que estes passassem pela boca (direto pelo estomago), tirando assim o paladar; após o término da avaliação, observaram que as taxas de dopamina continuavam elevadas, e ainda, os animais passaram a apresentar um forte desejo por estes alimentos, ou seja, por mais que o paladar reforce a refeição, o consumo de gorduras está intimamente relacionado à fisiologia do corpo e age como uma droga ou assim dizendo um vício”. Portanto, quando falamos em perda de peso e ou emagrecimento saudável, saiba que estamos travando uma luta árdua contra nós mesmos e esta luta só é vencida por nós, assim como em todas as lutas da vida, quando existe uma estratégia. Esta estratégia é utilizada por profissionais da saúde que visam a perda de peso e a manutenção do peso ideal. Por isso, orientamos que o indivíduo, consuma alimentos a cada 3 horas, consuma menos alimentos e de forma moderada, não exagere no exercício até exaustão, não pule refeições.. Estas e outras orientações são estratégias para enganar o organismo e obtermos resultados positivos, e nessa luta, a pressa é inimiga da perda de peso. Porque quando há uma perda de peso muito rápida, as nossas células de gordura murcham muito rapidamente ficando assim um espaço entre as células, e como no organismo não existe espaço vazio, ele imediatamente, produz novas células iguais as que ali estão. Quando a pessoa volta a se alimentar como antes, ocorre o que eu citei acima: além da mensagem de fome para repor as calorias perdidas, o individuo aumenta o tamanho das células pré-existentes e , mais os das novas células. Assim , a pessoa tem o peso maior que antes do regime alimentar desequilibrado. Isto ocorre, porque a perda rápida e inadequada de peso, propiciou o aumento no número de células de gordura. Se esta perda é saudável, o organismo se acomoda devagar e de forma equilibrada e não aumenta o número de células alcançando o seu peso ideal.
Este artigo não tem a intenção de colocar em xeque o emagrecimento, e sim colocar a importância do equilíbrio nutricional e que, compreendemos as suas dificuldades. Entendemos que além do organismo existe outras questões que culminam no aumento do peso e que esta luta não é fácil. Queremos dizer que apesar de todas as dificuldades, existem aliados, estratégias e munição contra este mal. Portanto, confie no profissional que lhe assiste, relate a ele as suas dificuldades para que se identifique os erros e se cheguem mais cedo aos necessários acertos.

Ana Paula Souza Nutricionista CRN 2556
Especialista em Fisiologia Humana UEM
Nutrição Funcional Necpar
www.clinicadenutricao.com.br
Atende na Clínica de Nutrição Santé em Maringá P.R
Santa Casa Saúde
Clinica de Radioterapia e Oncologia Sant’ana

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria