Beneficios dos Grãos

Pesquisas revelam que a ingestão de grãos integrais reduz o risco de diabetes e glicemia, além de ajudar no combate da obesidade e a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL, no organismo.
Um estudo publicado no American Journal Clinical Nutrition revelou que o consumo anual de grãos, por pessoa, no Brasil, é o menor da América Latina, cerca de 150 gramas. Na França, essa quantidade é de dois quilos.

Grãos, cereais e ‘gorduras do bem’ devem reforçar o cardápio diário do brasileiro
Segundo a nutricionista Ana Paula Souza, o ideal é consumir três porções diárias, cada uma com 30 a 50 gramas, sendo que, a ingestão além dessa quantidade pode gerar disfunção no aparelho digestivo.


Benefícios

Rico em fibras, os grãos integrais são fontes de vitaminas e minerais que atuam na prevenção e no controle de doenças cardiorrespiratórias. O consumo desses alimentos ainda ajuda na manutenção de peso adequado.

Ana Paula comenta ainda que o grão de bico, soja, lentilha, milho, ervilha e aveia, por exemplo, são alimentos que se enquadram neste grupo. "Antes de serem preparados, deixe os grãos de molho por, aproximadamente, 30 minutos”. Eles podem incrementar saladas, caldos e molhos de massas ou carnes.

Além disso, os grãos também podem se transformar em pães, muffins, biscoitos, cookies, panquecas ou waffles. Neste caso, substitua a farinha de trigo por metade de farinha integral ou acrescente algumas colheres de farinha de aveia, gérmen de trigo ou farelo de cereal.


Preservando o sabor

Depois de escolher os grãos que serão adicionados à dieta, o fundamental é saber onde e como conservá-los para que não percam as propriedades nutricionais. Tais alimentos devem ser guardados em local seco e a embalagem dobrada e fechada para evitar a entrada de insetos. Uma outra opção é acomodar o alimento em uma embalagem plástica que possa ser fechada novamente e refrigerada.

No Rio Grande do Sul, pesquisadores descobriram que cozinhar grãos com menos água gera mais saúde. Os ingredientes podem ser colocados em papel-alumínio ou papel-manteiga para manter os nutrientes.

Fonte: www.odiariomaringá.com.br


Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria