Hidratação no verão

As altas temperaturas do verão levam naturalmente os indivíduos a aumentarem suas perdas de água, vitaminas e minerais através do suor. A baixa ingestão de líquidos especialmente nesta época do ano favorece a desidratação e os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Não podemos descuidar da ingestão de líquidos, mesmo que o calor seja menos intenso. O consumo de água e líquidos em geral devem ser abundantes mesmo antes da sede, pois, quando sentimos sede ou a nossa boca fica ressecada, já é um sinal de desidratação.
Isto ocorre porque a água é o maior componente do nosso corpo, ocupando cerca de até 70% de seu volume, sendo o componente fundamental nos processos bioquímicos do organismo. Com a perda natural de líquidos pelo corpo que ocorre com maior intensidade no calor ou na prática de atividade física, se faz necessário a sua reposição em cerca de 150% da quantidade de líquidos que foi perdido. Por exemplo, se um indivíduo pratica uma atividade física e perde 1 litro de líquidos corporal que equivale a 1kg de peso corporal perdido, deve ser reposto 1.5 litros de água e ou líquidos.
Para evitar a desidratação, podemos criar hábitos que ao longo do dia promovam maior hidratação. Além da reposição de líquidos, e do consumo de alimentos a cada 3 horas, é importante uma alimentação rica em nutrientes hidratantes na sua composição que são encontrados na maioria das frutas e verduras cruas especialmente no alface, agrião, rúcula, pepino, abacaxi, melancia, melão, laranja, pêssego, entre outras da estação. Para melhorar esta hidratação, consuma cerca de 2 copos de água 20 minutos antes das principais refeições, evite o excesso de sódio e temperos industrializados no preparo dos alimentos substituindo por ervas, alho cebola e limão, consuma 1 fruta durante a refeição por exemplo: manga, laranja ou abacaxi que são ricas em água vitaminas e sais minerais e auxiliam na também na digestão. Dê preferência às proteínas magras como peixe, aves e ovos e consuma sobremesas leves a base de frutas que além de terem baixas calorias favorecem o bom funcionamento intestinal.
Receita de Suco Hidratante:
1 fatia de mamão formosa
1/3 de mação
2 fatias de abacaxi
300ml de água de coco ou água gelada
1 colher de sopa de açúcar demerara
Bater no liquidificado e tomar sem coar

Nutricionista Ana Paula Souza CRN 2556
Fonte: Revista Mídia e Saúde

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria