Quando o doce é liberado na dieta

Por Maurício Belfante

É praticamente irresistível quando, de repente, aparece aquela vontade de comer algum doce. Estar de olho na sua dieta não significa, porém, que você não pode saciar seu desejo momentâneo. Não é restrito pelos nutricionistas comer doces, contanto que a igestão seja feita de forma consciente e sem exageros.

“As vezes é preciso a pessoa comer um doce, para sentir liberdade e não seguir um regime rígido. Comer moderadamente duas vezes por semana um doce sem muitas calorias é totalmente liberado”, diz Ana Paula de Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

Existem doces certos para essa moderação. Alimentos como pudim e mousse, além de ter grandes quantidades calóricas, ainda apresentam baixo valor de saciedade. Bolos de cenoura, pavês e doces com frutas apresentam calorias semelhantes e despertam uma saciedade no momento que são ingeridos.

Perigo à dieta
Como consumir álcool e carnes vermelhas em excesso, alimentar-se demasiadamente de doces também é um dos fatores que deixam seu regime no alerta vermelho. Eles são um dos principais vilões pra quem deseja manter uma boa dieta.

“É muito perigoso ingerir alimentos adocicados. Tudo consumido em excesso deixa o regime em decadência e ainda faz o indivíduo engordar”, explica Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo da Nutrição Fácil.

O corpo necessita de energia para conseguir sobreviver, energia esta que é encontrado em pães, massas e cereais. Esses alimentos geram uma substância chamada glicose, que é encontrado também em grandes quantidades nos doces, que geram mais rapidamente energia, dando saciedade ao cérebro, causando prazer e explicando o porquê de poucas pessoas não gostarem de doces.

Para esses açúcares não comprometerem toda a dieta, a melhor maneira é escolher receitas certas, que causem maior saciedade e que tenham poucas calorias. Esses doces devem ser consumidos logo após a refeição ou efetuando uma troca com um lanche da tarde. Outra maneira é consumir doces de até 200 calorias e realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, no mesmo dia.

Engane seu estômago
Existem algumas maneiras de consumir alimentos não muito doces e ainda assim diminuir aquela vontade que parece ser insaciável. “Comer uma banana com canela pode ser uma boa forma de acabar com uma grande vontade de comer doce”, diz Ana Paula.

Muitos brasileiros não abrem mão do chocolate. Poré, ele não é aquele vilão que pensam. Existem formas de usufruí-lo e não danificar todo o regime. “Chocolate amargo e meio-amargo podem ser uma boa pedida. Consumir quatro quadradinhos (25g ou 30 g) pode trazer bons efeitos para o corpo. Mesmo que tenha gorduras ruins, esses alimentos contêm substâncias que retardam o envelhecimento e fazem muito bem ao coração”, ressaltou Alves.

Receitas
Receitas de Jane Corona, especialista em Nutrologia e chef de cozinha.


:: Gelatina Light
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
4 copos de suco de laranja ou de outra fruta
1 pacote de gelatina branca sem sabor

Modo de preparo
Aqueça ligeiramente o suco de fruta e misture com a gelatina. Coloque em quatro recipientes e leve à geladeira.

:: Mousse de Mamão
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
¼ de mamão grande
2 castanhas-do-pará
1 colher (de chá) de groselha

Modo de preparo
Bata no liquidificador o mamão com a groselha e as castanhas. Coloque na geladeira para ficar consistente.

Receitas de Priscila Di Ciero, nutricionista.

:: Barrinha de cereais caseiras

Ingredientes
1 colher (sopa) de melado Ou mel
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de linhaça
2 colheres (sopa) de gergelim
8 unidades de castanha-do-Pará picadas
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de coco ralado
3 colheres (sopa) de amendoim torrado picado
20 unidades de ameixa preta seca picada

Modo de preparo
Colocar o melado e o óleo no fogo até ficarem líquidos. Acrescentar todos os outros ingredientes e misturar bem. Desligar o fogo e colocar a mistura em uma assadeira retangular (usar papel manteiga). Levar ao forno por mais ou menos 15 minutos até dourar. Tirar do forno e cortar ainda quente, desenformando em seguida quando estiver frio.


:: Pão de mel integral

Ingredientes
2 xícaras (chá) de trigo branca peneirada
1 ½ xícara (chá) de farinha integral fina peneirada
1 xícara (chá) de mel Ou melado de cana
50 gramas de manteiga (ou margarina) sem sal
½ xícara (chá) de leite de soja Ou de vaca quente
1 xícara (chá) de açúcar orgânico Ou demerara
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio
½ colher (sopa) de canela em pó
½ colher (sopa) de cravo em pó
½ colher (sopa) de noz-moscada em pó
½ colher (sopa) de café solúvel
¼ xícara (chá) de cerveja a temperatura ambiente
¼ xícara (chá) de conhaque
½ Kg de chocolate ½ amargo ou tradicional (ou 50% de cada um)

Modo de preparo
Junte a margarina com o mel e mexa até ficar homogêneo. Coloque os açúcares, o bicarbonato e as especiarias em outra tigela. Dilua tudo no leite (que ajuda a fermentar o bicarbonato). Misture tudo e junte à mistura de mel+ margarina. Junte as bebidas e mexa. Acrescente a farinha até formar uma pasta. Unte uma forma quadrada e leve ao forno pré-aquecido que a massa ficar cozida. Derreta o chocolate (pode ser no microondas, 4 minutos em potência média) e espere esfriar. Cubra o bolo e coloque cereja em calda em cada fatia, se quiser.

Fonte: www.o2porminuto.com.br

Nutrição e Saúde

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria