Dicas de Nutrição

Alimentos orgânicos X Alimentos não orgânicos


Qual a diferença dos alimentos orgânicos para os não orgânico?

A produção dos orgânicos não utiliza fertilizantes, pesticidas ou herbicidas sintéticos utilizados na agricultura convencional - o que é mais seguro para o produtor e para o consumidor. No cultivo de alimentos orgânicos também se veta modificações genéticas e o tratamento rotineiro de animais com antibióticos e hormônios.
A agricultura orgânica acarreta menos resíduos tóxicos no meio ambiente. Vazamentos de pesticidas e fertilizantes sintéticos contaminam os cursos de água. Muitas aves, animais e insetos morrem ao comer plantas tratadas com essas substâncias ou ao consumir as próprias substâncias - diretamente ou por meio da cadeia alimentar.
A agricultura convencional usa mais petróleo do que qualquer outra indústria, principalmente na produção de fertilizantes e pesticidas sintéticos.
Os procedimentos orgânicos garantem um tratamento menos agressivo aos animais do que na criação convencional. Por exemplo, os criadores orgânicos não usam iluminação artificial para aumentar a produtividade.
Para os agricultores orgânicos, o solo é a base da cadeia alimentar e eles trabalham constantemente para melhorar sua estrutura. Assim eles reduzem os riscos de a camada superior do solo sofrer erosão.
As práticas orgânicas incentivam a biodiversidade, enquanto a agricultura tradicional se baseia na monocultura, aumentando a suscetibilidade da lavoura a doenças e pragas.
Alimentos orgânicos são mais saborosos! Pergunte a quem tem a própria horta.

DICAS PARA COMPRAR PRODUTOS ORGÂNICOS

Se não quiser ser radical, minimize sua exposição aos insumos agrícolas sintéticos comprando as versões orgânicas dos produtos que mais consome.
Procure no rótulo o nome e o logotipo de uma organização credenciada para certificar que o produto é orgânico ou biodinâmico.
Frutas e legumes orgânicos podem não ser uniformes em tamanho e forma. São cultivados pelo teor nutritivo e pelo sabor, e não pela aparência.
Não desanime com as cores de algumas frutas secas orgânicas. Por exemplo, o damasco orgânico tem a cor mais escura e é mais saboroso porque não contém o conservante dióxido de enxofre.
Alguns alimentos orgânicos têm o prazo de validade menor que os produtos cultivados convencionalmente, porque não contêm conservantes. Não os deixe na despensa por muito tempo antes de consumi-los.
Verifique cuidadosamente o produto antes de comprar. Um rótulo orgânico apenas não garante que ele seja tão fresco ou nutritivo quanto deve ser.
Não se apavore se frutas e legumes orgânicos vierem com insetos esquisitos. Isso prova que os produtos não foram tratados com substâncias químicas.

10 Motivos para se utilizar os produtos orgânicos

1– Sua comida adquire mais sabor: os alimentos orgânicos são amadurecidos naturalmente, sem o auxílio de produtos que aceleram seu desenvolvimento e podem comprometer o paladar;
2– As substâncias tóxicas ficam fora de seu prato: a produção orgânica não utiliza pesticidas, herbicidas ou fertilizantes artificiais que danificam o solo e o meio ambiente;
3 - Você protege a qualidade da água: somos compostos de 2/3 de água. Os agrotóxicos penetram nos lençóis freáticos e córregos, causando vários tipos de doenças. No cultivo orgânico, tanto plantas como animais, ingerem água pura.
4—Você ajuda a melhorar o solo: na agricultura orgânica, a cobertura verde e os compostos orgânicos tornam o solo mais vivo e saudável;
5— Você gasta menos: o que pode parecer mais caro, causa uma economia considerável com remédios. Estudos científicos constataram que frutas e hortaliças contém até 2,5 vezes mais minerais que os alimentos produzidos artificialmente;
6— Você paga um preço justo pelo valor da comida: ao evitar as contaminações ambientais e os danos à saúde, o alimento orgânico torna-se mais barato para as pessoas e o planeta. Na produção orgânica, leva-se em conta também as relações trabalhistas mais justas e o respeito a todos os seres vivos;
7– Você incentiva o pequeno agricultor: com sua compra, os pequenos produtores não se sentem tentados a abandonar o campo ou se entregar ao uso de defensivos agrícolas que põem em risco a vida de sua família;
8—Você protege as futuras gerações: nos grandes centros, ao completar um ano de idade, a maioria das crianças já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de oito pesticidas que provocam câncer e alergias. Os produtos orgânicos ajudam a minimizar os efeitos de poluentes e outras doenças presentes em nosso ar, por proporcionarem maior poder aos anticorpos;
9—Você colabora com a biodiversidade: produtores orgânicos criam ecossistemas fortes e de culturas mistas, que dão o equilíbrio necessário ao desenvolvimento da vida no micro e macrocosmo;
10— Você reduz o aquecimento global, economiza energia e preserva o planeta: muita energia é utilizada para produzir fertilizantes e adubos químicos que, por sua vez, liberam quantidades enormes de gases na atmosfera. A agricultura sustentável preocupa-se com os resíduos e com toda relação provocada pela interferência do homem na natureza.

Por esses e tantos outros motivos, prefira, indique e solicite sempre produtos orgânicos (também nos restaurantes e cantinas escolares).

Fonte: www.familiaorganica.com.br