Dicas de Nutrição

Tipos de panela

PANELA DE COBRE

Se este tipo de panela não for revestido por outros materiais, o cobre pode ser transferido para os alimentos. Quando ingerido de forma excessiva, o metal ocasiona problemas nos rins.

PANELA DE FERRO

Esfregar de forma intensa a panela de ferro não é recomendado. Desta forma, corre-se o risco de soltar ferrugem, a qual, dentro do corpo, oxida as gorduras insaturadas, favorecendo a obstrução das artérias. No entanto, a panela de ferro é totalmente indicada para tratar doenças como a anemia ferropriva, causada pela deficiéncia de ferro. Além disso, cozinhar na "panela da vovô" é uma forma de garantir uma pitadinha a mais deste mineral no organismo.

PANELA DE PEDRA-SABÂO

O ideal é que, antes de ser utilizada, a panela de pedra-sabão vá para o forno bem quente por duas horas, cheia de água, untada de óleo por dentro e por fora. Desta forma, ela esta pronta para liberar calcio e magnesio para o corpo, beneficos para o organismo, além de evitar que o niquel, presente em sua composição, migre para os alimentos.

PANELA DE ALUMÍNIO

De acordo com alguns especialistas, a panela de alumínio é a mais prejudicial ao organismo. Segundo eles, os residuos deste metal no organismo estão relacionados á doenças como o Mal de Alzheimer. O risco é maior quanto mais velha for a panela.

PANELA DE VIDRO

  É a única que não transfere resíduos químicos para os alimentos, sendo recomendada para preparação de ensopados, molhos e sopas, pois sua transparáncia permite que o cozinheiro consiga dosar melhor os líquidos.

PANELA DE TEFLON

 É a mais indicada porque, por ser antiaderente, não requer muito óleo na preparação dos alimentos, o que diminui o nivel de gordura no organismo. A única preocupação é evitar o atrito com esponjas de aço e colheres de metal, as quais podem soltar o material em que ela é fabricada, uma espécie de plástico que não pode ser ingerido.

PANELA DE INOX

Com relação á saúde, a panela de inox só é  prejudicial se for de péssima qualidade, quando então libera níquel, um metal capaz de causar problemas no organismo.

PANELA ESMALTADA

Se for utilizada corretamente, esta panela não oferece nenhum risco ao organismo. Para isso, é só limpar, sem arranha-la a ponto do esmalte se soltar, utilizando esponja macia, sabão e água.

Fonte: Revista Saúde - Ed. Abril

Av. Cerro Azul, 217 - Zona 02 - Maringá - PR (44) 3031-0802(44) 9701-6261
Copyright 2005 - 2009 - Clínica de Nutrição Santé e Consultoria